SPTrans apresenta ônibus elétrico movido a baterias da BYD fabricado no Brasil

Na última sexta-feira, a Prefeitura de São Paulo apresentou um veículo elétrico a baterias, o primeiro fabricado pela BYD no Brasil, e que pode ser o modelo de veículo limpo escolhido pela Prefeitura. Ele foi adquirido pela Ambiental Transportes, que opera as linhas de trólebus das zonas leste e central da capital.

Este veículo opera com energia elétrica armazenada em baterias de fosfato de ferro (LiFePO4). Elas levam de quatro a cinco horas para serem carregadas e tem autonomia de 300km e tem capacidade para 84 passageiros. Os motores elétricos, que consomem a energia das baterias, ficam embutidos nas rodas. Além disso, a energia produzida nos momentos de frenagem é armazenada nas mesmas baterias.

Este ônibus veio montado com a carroceria Induscar Caio Millennium IV e é um protótipo do veículo não poluente pode ser adotado na cidade de São Paulo. Ele possui a configuração padrão exigida pela SPTrans e conta ainda com ar condicionado, wi-fi, piso baixo, piso antiderrapante, balaústres forrados e espaço para cadeirantes.

A BYD é uma empresa chinesa que, há dois anos, instalou uma fábrica em Campinas, no interior de São Paulo. Outros veículos da montadora circularam (e ainda circulam) por empresas de São Paulo, mas todos eram veículos importados que a empresa fabrica na China.

Este tipo de veículo com tecnologia limpa está entre os que estão sendo estudados pela SPTrans para o edital de licitação do sistema de ônibus da cidade, que deverá ser lançado pela Prefeitura em breve.

Embora muitos a Prefeitura e outros veículos de comunicação tenham divulgado que foi o “primeiro ônibus elétrico movido a bateria totalmente fabricado no Brasil”, salientamos que este foi o primeiro ônibus elétrico movido a bateria fabricado pela BYD no Brasil. Outros veículos elétricos já foram fabricados em parceria por outras montadoras.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *