Micro-ônibus elétrico está em operação em Santos

Já está em circulação em Santos, cidade do litoral paulista, o Volare.e, o primeiro micro-ônibus 100% elétrico do Brasil. Ele foi fabricado no Brasil, através de uma parceria entre a BYD, fabricante de veículos elétricos, e a Volare, encarroçadora de micros e midi-ônibus.

O micro-ônibus é movido exclusivamente a bateria, possui autonomia de 220km e apresenta baixo nível de ruído. Ele possui duas baterias que ficam no teto: uma na parte traseira, que alimenta o motor, e outra na parte dianteira. A recarga total leva de 3 a 4 horas e é feita no período da madrugada.

O veículo possui capacidade para 45 passageiros, câmeras de monitoramento interno (por onde o motorista acompanha o desembarque de passageiros), wi-fi e piso-baixo, facilitando o acesso de portadores de necessidades especiais. Externamente tem é estampado em diferentes tons de verde.

O micro está circulando na linha 20, que liga o centro ao Gonzaga. Essa linha, além do micro elétrico, conta também com o Marcopolo Viale BRT híbrido (diesel e elétrico) e com os trólebus Mafersa, que voltaram a circular nesta semana, depois de sanada a incompatibilidade da rede de trólebus com a do VLT.

Abaixo, vídeo institucional da Volare sobre o Volare.e.

Foto de Capa: Isabela Carrari, retirada do site da Prefeitura de Santos

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *