2175/10 volta com intervalo médio de 40min aos sábados de manhã

E neste sábado a linha 2175/10, operada pela Sambaíba Transportes, foi reativada pela SPTrans, agora com a denominação Parque Edu Chaves – Terminal Parque Dom Pedro II. A negociação para a volta da linha, que começou em maio, quando ela e outras três linhas da região foram canceladas, prometia um final, se não totalmente feliz, mas ao menos com todas as partes em acordo. Mas esse primeiro dia já mostrou o tormento que prometem ser os sábados dos usuários da linha.

A parte da manhã da programação horária da 2175/10, sentido Terminal Parque Dom Pedro II. (Arte: SPTrans (Reprodução))

Logo no início da madrugada de hoje, a SPTrans publicou em seu site os detalhes do itinerário da linha (que você pode ver aqui). Na parte referente aos horários, constam somente 36 partidas para o dia inteiro, nos dois sentidos. E a maior parte delas com intervalos longos. No período da manhã, no sentido Terminal Parque Dom Pedro II, a média depois das 7h vai aumentando e chega a 50min entre as 11h35 e 12h25. Na maior parte do dia, o intervalo é entre 40min e 45min. No sentido Parque Edu Chaves, o intervalo chega a ser de 55min entre as 9h45 e as 10h40. Após as 16h30, nos dois sentidos, há uma melhora nos intervalos, que passam a ficar entre 25min e 35min. Só com isso, já dá para ter uma ideia de como seria a tabela caso houvesse partidas aos domingos – a linha não opera nesse dia.

Às 11h40 chegamos ao terminal Parque Dom Pedro II para uma viagem na 2175/10. Embora no site da SPTrans conste uma partida às 12h15, o ônibus só foi chegar por volta da 12h30. Logo, ficamos 50min aguardando o coletivo para mais uma viagem. Mais dez minutos de parada, o ônibus deixa o terminal.

A parte da manhã da programação da 2175/10, sentido Parque Edu Chaves. (Arte: SPTrans (Reprodução))

Apesar do péssimo intervalo, muitos passageiros já utilizam a linha. Quando o ônibus chegou ao Parque Dom Pedro, muita gente desceu. Durante nossa viagem houve muito sobe-e-desce de usuários, a maioria perguntando sobre itinerário. Aliás, a própria empresa parece acreditar em boa demanda, já que a tabela horária dos dias úteis está bem mais aceitável – só esperamos que seja cumprida.

Por volta das 13h45 chegamos ao Parque Edu Chaves. Fiquei na região mais 30min e nenhum outro ônibus da linha apareceu.O que nos levou, ficou estacionado em outro ponto da praça. A linha do ponto a sua frente, a 701A/10 Parque Edu Chaves – Metrô Vila Madalena, por sua vez, teve pelo menos duas partidas enquanto estivemos lá. E, por conta disso, deixamos a região através dela.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *