Três estações da Linha 5-Lilás serão inauguradas no dia 6 de setembro

Na última quarta-feira, o presidente do Metrô Paulo Menezes disse que a inauguração das estações Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista era “questão de dias”. De fato.

Nesta sexta, o Metrô divulgou que as três estações serão inauguradas na próxima quarta-feira, 6 de setembro.

Plataforma da Estação Brooklin. Fotos (esta e a da capa): Luiz Issao Haru

Na nota divulgada pelo Metrô, publicada no site da própria empresa, não foram divulgados detalhes, como o horário da inauguração e nem o horário ou começo da “operação assistida”, comum nos primeiros dias de operação de cada estação. No entanto, divulgou detalhes a respeito das novas estações:

Estação Alto da Boa Vista: tem 24 metros de profundidade, 14 escadas rolantes, 11 escadas fixas, três elevadores, plataforma central e sanitários acessíveis e área construída de 13.158 m² de área construída, localizada na Avenida Santo Amaro. A estimativa é a de que circulem por ela 10 mil passageiros/dia.

Estação Borba Gato: tem 11.657 m² de área construída e 26 metros de profundidade. Poderá ser acessada tanto por quem vem da avenida Santo Amaro como pela avenida Adolfo Pinheiro. Há ainda outros dois acessos secundários. A estimativa é que 20 mil usuários por dia circulem na estação.

Estação Brooklin: localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, a estação Brooklin tem 28 metros de profundidade e 13.151 m² de área construída. Terá dois acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores, sanitários e bicicletário. Estima-se que 30 mil pessoas devam usar essa estação todos os dias.

Para dezembro está prevista a inauguração de mais seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (onde integrará com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (onde integrará com a Linha 2-Verde). A estação Campo Belo, que fica entre a Brooklin e a Eucaliptos, será inaugurada em 2018.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *