Metrô divulga horários da “Operação Assistida”

Nesta quarta-feira serão inauguradas as três novas estações da Linha 5-Lilás: Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista. Como de praxe, logo no início da operação as estações irão abrir em horário reduzido, fora do horário de pico e com acesso gratuíto. O horário definido para estas três estações será das 10h às 15h, de segunda a sábado, inclusive feriados.

Foto: Luis Issao Haru

Esse período de abertura em horário reduzido é chamado de “Operação Assistida”. Segundo o Metrô, “essa fase consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais e permitindo a maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização, controle de tráfego e de telecomunicações.” Durante a “Operação Assistida”, um trem fará o trajeto Adolfo Pinheiro – Brooklin gratuitamente. Quem quiser seguir viagem pelo sistema, terá de descer na estação Adolfo Pinheiro, pagar a tarifa, e seguir viagem.

Segundo o Metrô, os acessos às estações são os seguintes:
Alto da Boa Vista: os dois acessos estarão disponíveis e o elevador estará disponível na entrada principal, na Av. Santo Amaro 6.960. Os paraciclos estarão disponíveis para o público;
Borba Gato: o acesso principal (Av. Santo Amaro nº 5.869) e o acesso pelo lado par da Av. Santo Amaro e Rua Estilo Barroco estarão abertos. O acesso pela Av. Adolfo Pinheiro ainda está em obras;
Brooklin: os dois acessos, que ficam nos dois lados da Av. Santo Amaro junto ao cruzamento com a Vicente Rao/Roque Petroni Jr., e o bicicletário estarão abertos.

Portas de Plataforma – As estações serão inauguradas sem portas de plataforma. Segundo o Metrô, a Bombardier prometeu a instalação das portas na estação Brooklin para o começo de outubro. Já as demais, terão suas portas no começo de 2018, conforme acordo.

Pelo descumprimento do prazo, o Metrô abriu processo administrativo contra a empresa, cujas multas podem chegar a R$ 37,3 milhões.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *