Veículos de passeio não poderão trafegar por vias do centro uma vez por mês

Depois dos bons resultados obtidos no dia 22 de setembro, a Prefeitura decidiu que algumas ruas da região central da cidade ficarão fechadas aos veículos toda a última sexta-feira do mês. A iniciativa havia sido feita na última sexta, em adesão ao Dia Mundial Sem Carro. A data tem como objetivo chamar a atenção ao uso excessivo do automóvel e incentivar o uso de outros modais para o deslocamento.

Mapa da região central: vias marcadas, terão proibição ao tráfego de veículos toda a última sexta-feira do mês.
(Arte: CET)

Segundo o site do jornal “O Estado de S. Paulo”, o Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que houve grande adesão à iniciativa e que os ônibus circularam em velocidade “acima do normal”. A Prefeitura não revelou se a iniciativa já estará em vigor na próxima sexta-feira, 29 de setembro, a última deste mês.

Na última sexta, a proibição da circulação de veículos ocorreu em toda extensão da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e no trecho da Rua Florêncio de Abreu entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista. As vias só foram abertas para a circulação de ônibus, bicicletas e taxis. Há a possibilidade de que os motoristas de aplicativos, como Uber, 99 e Cabify, entrem na lista de veículos autorizados. No entanto, terão de cumprir as normas estabelecidas na regulamentação do serviço, publicadas em julho.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *