Entram em operação dois novos trens na CPTM

E nesta terça-feira foram entregues dois novos trens para as linhas da CPTM. Eles fazem parte de um lote de 65 composições encomendadas a duas empresas: 35 à espanhola CAF, que compõe a série 8500; e 30 à coreana Hyundai Rotten, que compõe a série 9500. A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário dos Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni e do Presidente da CPTM Paulo de Magalhães. Com esta entrega, já são 20 trens novos em operação: 14 na Linha 7 e 6 na Linha 11.

Os novos trens da CPTM (Arte e fotos: CPTM; Foto da capa: CPTM)

Os novos trens possuem passagem livre entre os carros, monitoramento com câmeras nas partes interna e externa, são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e possuem monitores digitais internos para informações. Esses trens também vieram equipados com um sistema de reconhecimento eletrônico por biometria, que identifica o maquinista que irá operá-lo.

Novos trens deverão entrar em operação nos próximos meses, depois de testes que são feitos depois da entrega para verificação dos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Os dois novos trens vieram das duas fabricantes. O 9500 irá operar na Linha 7-Rubi e o 8500 na Linha 11-Coral Expresso Leste.

Trens parados – Na semana passada, reportagem da “Folha de S. Paulo” mostrou cerca de dez trens da CPTM parados em um pátio, em Hortolândia. Esses trens, já entregues, esperam a vez para os testes que são feitos antes de entrarem em operação. Devido ao atraso na entrega dos trens e a reprovações de alguns nos testes, há o acúmulo de veículos nos pateos e nas filas para novos testes. A CPTM só dispõe de quatro linhas para testes.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *