Alterações na 6338/10 e 6366/10: ainda sem discussão

E no próximo sábado, 21 de outubro, depois de passar o mês inteiro de setembro sem grandes cortes, a SPTrans voltará a seccionar linhas. Desta vez, os “alvos” são duas linhas da zona sul: a 6338/10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel e 6366/10 Jardim Miriam – Terminal Bandeira, que ligam a região do Jardim Miriam à terminais região central da cidade. Elas serão cortadas no Parque Ibirapuera onde, quem precisa seguir para pontos mais centrais, deverá utilizar de outras linhas.

O comunicado, ao menos desta vez, foi feito com alguma antecedência. Na semana passada, cartazes informando as alterações já estavam colocados nos ônibus da linha 6338/10. No entanto, a falta de discussão com a comunidade a respeito dos seccionamentos de linhas ainda pode ser um questionamento a ser feito à SPTrans, empresa responsável por gerenciar o transporte coletivo da cidade de São Paulo. Pelo menos no site da gerenciadora, não foi publicada nenhuma informação a respeito de audiência pública sobre mudanças em linhas da região. Por várias vezes, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) já foi cobrada a respeito da falta de comunicação com a comunidade. O próprio Secretário Sérgio Avelleda disse que a comunicação com a comunidade precisa ser melhorada. No entanto, apesar da promessa, nenhuma mudança nesse sentido ainda pôde ser sentida.

Edição: José E. Sales, sobre arte do Google Maps.

Alterações – Com o seccionamento das duas linhas no Parque do Ibirapuera, e com a falta de um terminal ou estação de transferência na região, o ponto de conexão passou a ser os dois pontos em frente ao antigo Detran, hoje o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Os usuários das duas linhas deverão desembarcar em frente ao ponto 1 do MAC e fazer o seguinte:
o usuário da 6366/10, que precisar seguir para a Av. 9 de Julho ou Terminal Bandeira, deverá pegar no mesmo ponto 1 o ônibus da linha 6358/10 Jardim Luso – Terminal Bandeira, que faz o mesmo trajeto a partir desse trecho;
o usuário da 6338/10, que precisar seguir até a Av. Nove de Julho, também deverá pegar o ônibus da 6358/10 no mesmo ponto 1;
e o usuário da linha 6338/10 que precisar seguir até a Av. Prestes Maia e Terminal Princesa Isabel, poderá esperar no mesmo ponto 1 o ônibus da linha 5154/10 Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel; ou seguir até o ponto 2, mais adiante, e pegar a linha 509M/10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel.

Já a volta será mais simples: os usuários que voltarem do centro pela 6358/10 ou 5154/10 ou 509M/10 terão de descer no ponto da Av. Pedro Álvares Cabral, sentido bairro, próximo a uma das entradas do Parque Ibirapuera, junto à passarela Cicillo Matarazzo (a mesma que fica em frente ao MAC, só que do lado sentido bairro) e fazer o transbordo para a 6366/10 ou 6338/10.

Segundo a SPTrans, a linha 6358/10, que servirá de opção à maioria dos usuários das duas linhas, terá aumento na oferta de lugares. Esperamos que não haja apenas substituição de veículos padron por articulados mas também um aumento na quantidade de veículos da linha, com uma consequente diminuição nos intervalos. Garantindo um intervalo menor – e consequente menor permanência no ponto -, o usuário poderá ter a sensação de que a mudança terá valido a pena.

A seguir os itinerários das linhas seccionadas:

6338/10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera

Itinerário:
Sentido único: Rua Sebastião Afonso, Av. Cupecê, Av. Rodrigues Montemor, Av. Benigno Carrera, Av. José Estevão de Magalhães, Rua dos Marapés, Av. Eng. George Corbisier, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Pedro Severino, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Viad. Jabaquara, Av. Jabaquara, Rua Luis Góis, Rua Afonso Celso, Rua Pe. Machado, Av. Onze de Junho, Rua Napoleão de Barros, Rua Pedro de Toledo, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gen. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abilio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Viad. Borges Lagoa, Rua Borges Lagoa, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara, Metrô Saúde, Av. Jabaquara, Viad. Jabaquara, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. George Corbisier, Rua dos Marapés, Av. José Estevão de Magalhães, Av. Benigno Carrera, Av. Rodrigues Montemor, Av. Cupecê, Pça. Bchel. Fernando Braga Pereira da Rocha, Av. Ângelo Cristianini, Rua Tomé Andrade, Rua Iracema Capellato Arruda, acesso, Rua Sebastião Afonso.

Obs.: a 6338/10 passará a operar também aos domingos. A sua substituta, 6338/21, será extinta.

*

6366/10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera

Itinerário:
Sentido único: Rua Sebastião Afonso, Rua Francisco de Alvarenga, Rua José de Afonseca, Av. Garcia de Ávila, Acesso, Pça. Bchel. Fernando Braga Pereira da Rocha, Av. Garcia de Ávila, Av. Brás de Abreu, Pça. Tito Pacheco, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Rua Giuseppe Boschi, Travessa Bauru, Av. Yervant Kissajikian, Av. Interlagos, Av. Washingto Luiz, Viad. Dep. Luis Eduardo M. de Magalhães, Av. Washingto Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gen. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abilio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washingto Luiz, Viad. Dep. Luis Eduardo M. de Magalhães, Av. Washingto Luiz, Ac. Acesso a, Av.Prof. Vicente Ráo, Av. Washingto Luiz, Av. Interlagos, Rua Eng. Alyrio Hugueney de Mattos, Rua Sgto. Geraldo Santana, Ac. Acesso A, Av. Yervant Kissajikian, Travessa Bauru, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Pça. Tito Pacheco, Av. Brás de Abreu, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Tomé Andrade, Rua Iracema Capellato Arruda, Ac. Acesso, Av. Cupecê, Rua Sebastião Afonso.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Um comentário em “Alterações na 6338/10 e 6366/10: ainda sem discussão

  • 24 de outubro de 2017 em 21:57
    Permalink

    Esta mudança está gerando muito transtorno, não aumentaram a frota da linha 6358-10 muito menos diminuíram o intervalo entre um carro e outro que deveria ser de NO MÁXIMO dez minutos. Resultado: Pontos de ônibus cheios, grande tempo de espera, linha 6358-10 lotada e circulares (6366-10 e 6338-10) vazios. Sinceramente, a alteração foi uma péssima medida, não digo apenas porque me afeta, dificultou o trajeto de muitos, dos usuários das linhas 6366-10 e 6338-10.
    Já enviei sugestão de reavaliação pelo site do 156 e até o momento não obtive retorno. Espero que mais pessoas se mobilizem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *