6338 e 6366 já operam até o Parque Ibirapuera; 6358 teve aumento de partidas

E sábado passado, 21 de outubro, começou a operação de mais uma “troncalização” de linhas organizada pela SPTrans. Desta vez, os seccionamentos ocorreram em duas linhas da zona sul: 6338/10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel e 6366/10 Jardim Miriam – Terminal Bandeira. As duas linhas passaram a seguir até o Parque do Ibirapuera, passando a ter as denominações de 6338/10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera e 6366/10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera. A razão dos seccionamentos, divulgado pela SPTrans em dois comunicados (um para cada linha), publicados na última sexta em seu site, foi justamente “reduzir a sobreposição de linhas, otimizando a operação dos ônibus na cidade.”

Neste primeiro dia de operação, estivemos no Parque Ibirapuera acompanhando os intervalos das linhas por uma hora, entre as 10h20 e as 11h25. Nesse período, a 6338/10 teve intervalos médios de 20min; a 6366/10, de 26min; e a 6358/10, de 20min. Outras opções, como a 509M/10 teve intervalos médios de 25min e a 5154/10 de mais de 25min.

Ônibus da linha 6358/10: aumento de partidas e ônibus 15m.

Aumento de partidas – A principal opção para completar o antigo itinerário das duas linhas é a 6358/10 Jardim Luso – Terminal Bandeira. Ela atende os usuários da antiga 6338/10, levando-os à Av. Nove de Julho, e os da antiga 6366/10, levando-os até a própria Nove de Julho e Terminal Bandeira.

Em seu primeiro comunicado, a SPTrans divulgou que linha iria ter aumento na oferta de lugares. Isso, de fato, ocorreu. Agora a 6358/10 passou a ser operada por veículos Padron 15m e teve aumento no número de partidas, conforme a seguir:

sentido ida: de 73 para 86 partidas, no dias úteis (intevalos de 10 a 15min); de 42 para 50 aos sábados (intervalos médios de 20min); e de 36 para 44 aos domingos (intervalos de 25 a 30min);
sentido volta: de 72 para 85 partidas, nos dias úteis (intervalos de 10 a 15min); de 42 para 50, aos sábados (intervalos de 20min); e de 36 para 42 partidas aos domingos (intervalos de 25 a 30min).

Aliás, a respeito da frota, tanto a 6338/10 quanto a 6366/10 estavam operando com ônibus equipados com ar condicionado e tomada para recarga de celulares.

Itinerários e opções – O ponto de conexão das linhas seccionadas com as opções é no Ponto 1 da Av. Pedro Álvares Cabral, sentido centro, em frente ao MAC (antigo Detran), na região do Parque Ibirapuera. A única exceção é para os usuários da antiga 6338/10 que precisam ir para o Terminal Princesa Isabel, que podem utilizar a 509M/10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel. Essa linha passa no ponto 2 do MAC, alguns metros a frente do Ponto 1. Caso vá utilizar a 509M, recomendamos consultar os aplicativos que mostram localização dos ônibus, uma vez que no próprio ponto 1 há a 5154/10 Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel e, no deslocamento ou na espera, você pode perder essa opção.

Edição: José E. Sales, sobre arte do Google Maps.

Abaixo, detalhamos as linhas e as opções aos antigos destinos:

6338/10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera (circular)

Itinerário:
Sentido único: Rua Sebastião Afonso, Av. Cupecê, Av. Rodrigues Montemor, Av. Benigno Carrera, Av. José Estevão de Magalhães, Rua dos Marapés, Av. Eng. George Corbisier, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Pedro Severino, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Viad. Jabaquara, Av. Jabaquara, Rua Luis Góis, Rua Afonso Celso, Rua Pe. Machado, Av. Onze de Junho, Rua Napoleão de Barros, Rua Pedro de Toledo, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gen. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abilio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Viad. Borges Lagoa, Rua Borges Lagoa, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara, Metrô Saúde, Av. Jabaquara, Viad. Jabaquara, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Metrô Conceição, Av. Eng. George Corbisier, Rua dos Marapés, Av. José Estevão de Magalhães, Av. Benigno Carrera, Av. Rodrigues Montemor, Av. Cupecê, Pça. Bchel. Fernando Braga Pereira da Rocha, Av. Ângelo Cristianini, Rua Tomé Andrade, Rua Iracema Capellato Arruda, acesso, Rua Sebastião Afonso.

Opções:
o usuário da 6338/10 que precisar seguir até a Av. Nove de Julho: descer no Ponto 1 do MAC (antigo Detran), na Av. Pedro Álvares Cabral, sentido centro, e pegar no próprio ponto o ônibus da linha  6358/10 Jardim Luso – Terminal Bandeira no mesmo ponto 1;
o usuário da 6338/10 que precisar seguir até a Av. Prestes Maia e Terminal Princesa Isabel: descer no Ponto 1 do MAC (antigo Detran), na Av. Pedro Álvares Cabral, sentido centro, e pegar no próprio ponto 1 o ônibus da linha 5154/10 Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel; ou seguir até o ponto 2, mais adiante, e pegar a linha 509M/10 Jardim Miriam – Terminal Princesa Isabel.
– os usuários que voltarem do centro pela 6358/10 ou 5154/10 ou 509M/10: devem descer no ponto da Av. Pedro Álvares Cabral, sentido bairro, próximo a uma das entradas do Parque Ibirapuera, junto à passarela Cicillo Matarazzo (a mesma que fica em frente ao MAC, só que do lado sentido bairro) e fazer o transbordo para a 6338/10.

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6366/10 Jardim Miriam – Parque Ibirapuera (circular)

Itinerário:
Sentido único: Rua Sebastião Afonso, Rua Francisco de Alvarenga, Rua José de Afonseca, Av. Garcia de Ávila, Acesso, Pça. Bchel. Fernando Braga Pereira da Rocha, Av. Garcia de Ávila, Av. Brás de Abreu, Pça. Tito Pacheco, Av. Estevão de Albuquerque, Rua Rua Giuseppe Boschi, Travessa Bauru, Av. Yervant Kissajikian, Av. Interlagos, Av. Washingto Luiz, Viad. Dep. Luis Eduardo M. de Magalhães, Av. Washingto Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gen. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Rua Mal. Maurício Cardoso, Rua Abilio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washingto Luiz, Viad. Dep. Luis Eduardo M. de Magalhães, Av. Washingto Luiz, Ac. Acesso a, Av.Prof. Vicente Ráo, Av. Washingto Luiz, Av. Interlagos, Rua Eng. Alyrio Hugueney de Mattos, Rua Sgto. Geraldo Santana, Ac. Acesso A, Av. Yervant Kissajikian, Travessa Bauru, Rua Giuseppe Boschi, Av. Estevão de Albuquerque, Pça. Tito Pacheco, Av. Brás de Abreu, Av. Garcia de Ávila, Av. Ângelo Cristianini, Rua Tomé Andrade, Rua Iracema Capellato Arruda, Ac. Acesso, Av. Cupecê, Rua Sebastião Afonso.

o usuário da 6366/10, que precisar seguir para a Av. 9 de Julho ou Terminal Bandeira: descer no Ponto 1 do MAC (antigo Detran), na Av. Pedro Álvares Cabral, sentido centro, pegar no próprio ponto 1 o ônibus da linha 6358/10 Jardim Luso – Terminal Bandeira, que faz o mesmo trajeto a partir desse trecho;
os usuários que voltarem do centro pela 6358/10: devem descer no ponto da Av. Pedro Álvares Cabral, sentido bairro, próximo a uma das entradas do Parque Ibirapuera, junto à passarela Cicillo Matarazzo (a mesma que fica em frente ao MAC, só que do lado sentido bairro) e fazer o transbordo para a 6366/10.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Um comentário em “6338 e 6366 já operam até o Parque Ibirapuera; 6358 teve aumento de partidas

  • 31 de outubro de 2017 em 10:10
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    Acho válida a intervenção da SPTrans. Elas se sobrepunham em trechos sem necessidade de ter tantas linhas. Só alguns adendos sobre a reportagem:

    1. A 6358 tem os padrons de 15 metros desde o dia que esses carros chegam à empresa ano passado. Ela não colocou só para atender essa demanda proveniente da 6366 e 6338. A mudança de fato significativa na 6358 foi a colocação de carros articulados na linha, que antes apareciam uma vez ou outra e agora é mais comum.

    2. Curiosamente, a 6366 e 6338 que antes não tinham carros de 15 metros na frota, passaram a operar com alguns deles após esse seccionamento;

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