Biarticulado Scania começa a ser testado em Curitiba

Nesta terça começou a circular um novo ônibus biarticulado nos corredores de Curitiba/PR. O coletivo possui chassi Scania F360HA, sobre a qual foi montada a carroceria Caio Millennium BRT, tem 28m de cumprimento e capacidade para 270 passageiros. O motor fica posicionado na parte dianteira do veículo, diferente do chassi Volvo, que fica na parte central.

O ônibus entrou em operação na linha Santa Cândida-Capão Raso às 5h10 e operou até às 9h30, quando foi recolhido. Nesses primeiros dias, o ele irá operar somente em horário de pico. Nas próximas semanas, ele passará a rodar em período integral. “Destacamos como área de testes iniciais a linha com maior demanda da cidade, num horário de pico de passageiros, para que tenhamos uma noção das capacidades do veículo”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, no comunicado distribuido pela Prefeitura.

Esse é o início dos testes do veículo com passageiros. Até então ele só fez testes técnicos, circulando vazio fora do horário de pico pelas canaletas (como são chamados os corredores exclusivos) e simulando paradas nas estações tubo. O ônibus está circulará pela viação Cidade Sorriso até fevereiro. Depois, poderá ser repassado à outra empresa para teste em outras linhas.

Até março devem começar a operar 25 novos ônibus biarticulados, conforme acordo entre a Prefeitura de Curitiba e as empresas, feito em novembro passado. “A Urbs determina o modelo, e os critérios técnicos e a obrigação das empresas é adquirir e entregar para a cidade os veículos que atendam as normas exigidas”, explica o presidente da Urbs.

*

Foto da capa: Cesar Brustolin/SMCS

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto “Linha Circular” e, agora, no “Circular Avenidas”. Foi colunista da “Revista Interbuss” entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana.
Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *