8012/10, 8022/10 e 8032/10: As Circulares da USP

27 de novembro de 2016 2 Por José E. Sales
8012/10, 8022/10 e 8032/10: As Circulares da USP

Neste post, informações sobre as três linhas de ônibus da SPTrans que partem da Estação Butantã de metrô e operam como circulares da Cidade Universitária


Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
Atualizado em 18/10/2019


Três linhas circulares municipais que substituem as antigas circulares facilitam o acesso à USP através da integração dos meios de transporte: 8012/10, 8022/10 e 8032/10, todas Metrô Butantã – Cidade Universitária.

Os itinerários das linhas 8012 e 8022 e os pontos por onde passam (Ilustração: blog Bixo Letras Universidade de São Paulo)

A diferença destas linhas para as demais circulares é o itinerário: a 8012/10 e a 8022/10 seguem em um sentido único, mas opostos: a 8012/10 faz o sentido “horário” (via Av. Prof. Luciano Gualberto, Faculdade de Educação, Reitoria) e a 8022/10 faz o “anti-horário” (via Av. Prof. Mello de Morais). Já a 8032/10 faz um trajeto mais curto, circulando pelo quadrilátero Luciano Gualberto, Prof. Almeida Prado, Av. Mello Moraes e Av. da Universidade e retornando ao Metrô Butantã.

Ônibus da linha 8022/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária

A mais antiga delas linhas da USP é a 8012/10, que começou a operar em 29/03/2011, então operada pela TranspPass Transporte de Passageiros. A função inicial dela era ser somente uma ligação entre a Cidade Universitária e o Metrô Butantã, naquela época, recentemente inaugurado.

Internamente, a USP possuía um sistema próprio de ônibus circulares gratuitos para que os estudantes, visitantes, professores e demais servidores pudessem se locomover dentro da Cidade Universitária. No entanto, o serviço não atendia às necessidades da Universide. E ela também não tinha verba para comprar e manter os veículos e melhorar o atendimento. Dessa maneira, a USP fez um convênio com a SPTrans para que esta operasse as circulares. Assim, a 8012/10 substituiu a Circular 1 e, em 27/02/2012, foi criada a 8022/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária para substituir a Circular 2. Nos dias úteis as linhas funcionam, praticamente, 24h: a primeira partida da 8012 é as 03h10 e da 8022 é às 03h15; e a última partida da 8012 é às 2h25 e da 8022 é às 02h30. A 8032/10 é mais recente e opera apenas nos dias úteis, das 05h00 às 00h40.

Ônibus da linha 8032/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária

Para utilizar essas linhas, estudantes, professores e demais servidores foram cadastrados e receberam o “BUsp”, o Bilhete Único da USP. Através dele, eles tem acesso gratuito às duas linhas. Quem não tem nenhuma ligação com a universidade tem de pagar a tarifa municipal vigente. Hoje as duas linhas são operadas pela Viação Gato Preto. Há filas para embarque em ambas praticamente o dia inteiro.

Faixa Exclusiva de ônibus e, ao lado, ciclofaixa.

Faixa Exclusiva – Para facilitar a mobilidade dos ônibus dentro da Cidade Universitária, que também é utilizada como “atalho” por muitos motoristas paulistanos, além do próprio trânsito de quem vai até USP de carro, foram criadas faixas exclusivas para ônibus. Ela começa na Av. Lineu Prestes, na altura da Casa de Cultura Japonesa, passando pela Praça do Relógio Solar, via Av. Universidade (Educação/Paço das Artes) até a Portaria 1. A faixa está em ambos os sentidos deste trajeto e, além de agilizar a viagem das duas circulares, também beneficia quem usa as diversas outras linhas que adentram a USP, vidas do centro de São Paulo e da zona norte.

E, ao lado das faixas exclusivas, foram criadas também ciclofaixas para aqueles que querem ir de bicicleta até a USP. Essas ciclofaixas ficam ao lado das faixas exclusivas para ônibus e percorrem, praticamente, o mesmo trecho das faixas para ônibus.

As linhas circulares são um exemplo de integração entre os meios de transporte. Por facilitarem o acesso a partir de uma estação de Metrô, elas estimulam o uso do transporte coletivo. Essas linhas, complementadas pelas faixas exclusivas, e as faixas para bicicletas são um estímulo para que aqueles que frequentam a cidade universitária utilizem meios de transporte alternativos ao carro de passeio. E ensina à nossa sociedade que a solução para a mobilidade urbana em nossa cidade passa longe dos carros de passeio.

Outras linhas que entram na Cidade Universitária:

Municipais:
177H/10 Metrô Santana – Cidade Universitária
701U/10 Metrô Santana – Cidade Universitária
702U/10 Cidade Universitária – Terminal Parque Dom Pedro II
7181/10 Cidade Universitária – Terminal Princesa Isabel
7411/10 Cidade Universitária – Praça da Sé
809U/10 Cidade Universitária – Metrô Barra Funda

Intermunicipal:
280BI São Paulo/Cidade Universitária – São Bernardo do Campo/Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo (Via Diadema)


Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas