5091/10 também tem ônibus com pagamento de tarifa somente com Bilhete Único

Mais uma linha está operando sem cobrança de tarifa em dinheiro. Trata-se da 5091/10 Jardim Ubirajara-Metrô São Judas . Pelo menos três veículos estão circulando com o adesivo “Pagamento Somente com Bilhete Único” na parte dianteira. Este teste não foi previamente anunciado pela SPTrans em seu site.

Fonte: cálculos com base em dados do Portal Transparência

O primeiro teste começou em março passado, na linha 576C/10 Terminal Santo Amaro-Metrô Jabaquara. Aliás, os ônibus sem cobrança de passagem em dinheiro estão circulando até hoje. Ainda em março, houve notícias de que uma segunda linha, na zona leste, também iria fazer testes com ônibus sem a cobrança de tarifa em dinheiro. No entanto, a SPTrans desmentiu a informação. Assim como no teste inicial, a 5091/10 estava operando com ônibus alternados: a cada um sem recebimento de passagem em dinheiro, o seguinte vinha com cobrador.

Fonte: cálculos com base em dados do Portal Transparência

Dinheiro x Bilhete Único – A prefeitura justificou a possibilidade da cobrança em dinheiro de dentro dos ônibus alegando de que apenas 6% dos usuários do sistema pagavam em dinheiro. Com base nas planilhas apresentadas pela SPTrans, no site Transparência, calculamos que, dos passageiros pagantes da 5091/10, 12,13% pagam em dinheiro enquanto entre os usuários do sistema, o porcentual é de 11,47%. Já dentro de todo o universo de usuários da linha, os pagantes em dinheiro na linha representam 6,72%, enquanto em todo o sistema o porcentual os pagantes representam 5,69%.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.