Prefeitura e estado lançam chamamento público para a concessão do Bilhete Único

Nesta segunda, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram a publicação conjunta do chamamento público ao mercado para receber estudos sobre outras receitas que podem ser exploradas com a concessão do sistema de bilhetagem eletrônica de transporte paulistano. Estes estudos irão subsidiar a concessão do Bilhete Único.

O futuro concessionário será o responsável pela gestão, operação e manutenção do sistema de bilhetagem, desonerando os agentes públicos dos custos do serviço. Nesta concessão, ele não terá ingerência sobre a tarifa e nem poderá realizar cobrança de valor do serviço. Deverá também ser mantida a capilaridade dos pontos de carga e recarga dos bilhetes e preservar a privacidade do usuário, considerando que os dados e informações de transporte pertencem aos poderes concedentes.

Segundo a Prefeitura, a concessão do BU significaria uma economia de R$ 107 milhões para o município (responsável pelos ônibus paulistanos) e de R$ 53 milhões para o estado (responsável pelo Metrô e CPTM). Uma das ideias, segundo o Prefeito João Dória, é possibilitar o pagamento da tarifa por um aplicativo de celular, dispensando o uso do cartão. Caso seja da vontade do usuário, ele poderá usar outros serviços que estiverem agregados ao aplicativo.

Além disso, a concessão permitiria uma atualização tecnológica mais ágil, o que ajudaria a combater as fraudes: “Nessa primeira etapa vamos ouvir o que a iniciativa privada tem para falar sobre a concessão, mas tenho certeza que teremos ganho na transparência, no combate a fraude, na economia de recursos e na criação de novos serviços e novas utilizações para agregar valor aos cartões”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A partir da publicação do edital nos Diários Oficiais do município e do estado, que será feito nesta terça-feira, os interessados terão 40 dias para entregar os estudos. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas e não haverá ressarcimento pelos estudos.

*

Foto: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.