Prefeitura coloca o edital da licitação dos ônibus municipais em consulta pública

Hoje a Secretaria Municipal de Transportes colocou no ar, para consulta pública, o edital de licitação das linhas de ônibus da cidade de São Paulo. Nessa fase de consulta pública, a gestora receberá sugestões da sociedade civil para alterações no que está sugerido.

Em linhas gerais, serão licitados 29 lotes de linhas em três grupos de operação:
– sete áreas de Linhas Estruturais: linhas que operarão com ônibus articulados e bi-articulados, que irão operar em corredores de ônibus e nas principais vias;
– nove áreas de Linhas de Articulação Regional: linhas que irão realizar a ligação entre ou intra-regiões. Operam com ônibus articulados, “padron” e básicos;
– treze áreas de linhas Locais de Distribuição: linhas que circulam em itinerários curtos dentro das regiões e ligam os bairros a estações de metrô e a terminais de ônibus. Operam com ônibus “básicos” e midi.

Esses 29 lotes são subdivisões das oito áreas operacionais, sendo uma destas a central, comum a todas as operadoras. A novidade é que as atuais áreas 3 e 4 serão unidas em uma só.

Além da minuta do edital, constam mapas com as linhas que irão fazer parte do novo sistema de transporte. Mais detalhes, você pode conseguir clicando aqui.

Os documentos ficarão abertos à consulta até o dia 3 de fevereiro. Depois desta data, as sugestões serão analisadas para serem ou não acrescidas na versão final do edital, que está previsto para ser divulgado no começo de março.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.