A nova estação da Linha 4-Amarela

Neste domingo visitamos a Estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela, concedida ao Consórcio ViaQuatro. Ela foi inaugurada na terça-feira passada e, desde então, está aberta em caráter de testes diariamente das 10h às 15h. No próximo sábado, 3 de fevereiro, a estação terá seu horário ampliado para o das demais: das 4h40 à 0h, de domingo a sexta, e das 04h40 à 1h aos sábados.

Acesso A da estação Higienópolis-Mackenzie. A direita da foro, o elevador para portadores de necessidades especiais.

A estação está localizada na Rua da Consolação, na altura do número 1100. Ela possui dois acessos: o acesso A, que fica no sentido bairro da Rua da Consolação, na esquina desta com a Rua Piauí; e o acesso B, que fica no sentido centro da Rua da Consolação, próximo à Rua Visconde de Ouro Preto.

A partir dos acessos, são seis lances de escada até a Plataforma – ou 25m para baixo. Para os cadeirantes e pessoas portadoras de necessidades especiais, cada acesso possui um elevado:
– o do acesso A fica na parte externa, ao lado da entrada. Ele desce até a região das catracas;
– o do acesso B fica na parte interna ao lado da entrada. No entanto, o elevador só vai até o terceiro pavimento abaixo do nível da rua. Para chegar às catracas, é necessário o transbordo para o elevador que vem do acesso A nesse pavimento.

Linha de Bloqueios (catracas)

Chegando à região das catracas, o usuário passa por elas e escolhe o elevador de acesso à plataforma desejada.

A arquitetura da estação é bem semelhante às das demais da Linha 4-Amarela e até as da Linha 5-Lilás: mesaninos longos com escadas (rolantes e fixas) que dão acesso às duas plataformas, que ficam nas laterais da linha. As plataformas já vêm com as portas instaladas, como nas demais estações. No alto destas, estão descritas todas as estações, inclusive as que estão em construção, sinalizadas com essa observação. Aliás, cada porta tem uma numeração.

Plataforma sentido Butantã

Segundo o Metrô, a estimativa é que 42 mil pessoas usem a Estação Higienópolis-Mackenzie diariamente. A próxima estação da Linha 4-Amarela que será inaugurada é a Oscar Freire, prevista para março; depois dela, será a vez da São Paulo-Morumbi, prevista para julho; e, por fim, a Vila Sônia, prevista somente para dezembro/2019.

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.