A despedida da Frota A

Nesta quarta-feira, o Metrô de São Paulo realizou a despedida de seus trilhos da frota pioneira do metrô paulistano: a Frota A. O evento, para o qual foram convidados blogueiros, influenciadores digitais e pessoas que acompanham o sistema de Metrô paulistano, começou por volta das 19h30 na Estação Paraíso. O trem-simbolo do evento era o A35, o último da frota A ainda em operação e que será enviado até o final da semana para ser modernizado, como todos os demais da frota.

A despedida simbólica era uma viagem entre as Estações Paraíso e Jabaquara. Embora houvesse convidados, não era uma viagem exclusiva: era uma viagem comercial normal, com paradas em todas as estações do trecho, com embarque e desembarque de passageiros, como milhares de outras que o A35 fez nestes mais de 40 anos de operação. E ela era “simbólica” porque o trem poderia ser utilizado na quinta-feira – o que, de fato, ocorreu.

Após as instruções da parte da equipe do Metrô, todos foram para a Plataforma 2, sentido Jabaquara. O embarque seria no primeiro carro, o A356. Quando o trem foi entrando na Plataforma, o operador do sistema de auto-faltantes anunciou: “O trem alinhando na Plataforma 2, sentido Jabaquara, é o último trem da Frota A a prestar serviço ao Metrô”.

Durante a viagem, fotos, filmes e trocas  de informações sobre o A35 e a frota A foram sendo feitos dentro do carro. Os passageiros que entravam nas paradas, apesar dos operadores das estações anunciarem o trem em cada estação, não entendiam nada.

Chegando ao Jabaquara, o veículo ficou retido por cinco minutos para fotos. Depois desse tempo, o trem foi recolhido para o Patio Jabaquara. Segundo informações do próprio Metrô, nesta sexta o A35 será desativado e preparado para ser enviado para o processo de modernização. É a última composição da frota que será modernizada. Ela voltará como a J35 daqui a alguns meses. A única referência a sua origem será a frente inclinada de dois carros intermediários…

José E. Sales

É blogueiro desde 2009, primeiramente no extinto "Linha Circular" e, agora, no "Circular Avenidas". Foi colunista da "Revista Interbuss" entre 2010 e 2015. É um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Também é estudante de jornalismo e quer se especializar na área de mobilidade urbana. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.