395TRO tem quantidade de partidas reduzida; 513TRO ampliada

Nesta quarta-feira, a EMTU publicou em seu site as novas tabelas horárias das linhas 395TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô São Judas e 513TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô Capão Redondo. As duas linhas são operadas pela Viação Miracatiba, do Consórcio Intervias.

A 395TRO sofreu uma redução drástica de partidas: até ontem constavam 60 partidas nos dias úteis; agora são apenas dez partidas diárias em cada sentido, com dois carros na frota. Aos sábados e domingos agora são seis partidas em cada dia, com um carro em operação. A publicação da tabela foi apenas a oficialização do que já vem ocorrendo há, pelo menos, vinte dias. Tanto que na observação da alteração no site da EMTU consta “por regularização da ordem de serviço operacional da linha tronco“.

Já a 513TRO houve um grande acréscimo: agora são 103 partidas no sentido Capão e 102 no sentido Jardim das Oliveiras nos dias úteis; aos sábados são 61 partidas em ambos os sentidos; e aos domingos são 51 partidas nos dois sentidos. No final da tarde desta quarta a linha contava com, pelo menos, 17 coletivos em operação.

As alterações são reflexo da operação da Linha 5-Lilás que, desde meados de outubro, opera até a estação Chácara Klabin, da Linha 2-Verde, passando pela Santa Cruz, da Linha 1-Azul. Os usuários da 395TRO migraram para o metrô e, ao mesmo tempo, passaram a usar a 513TRO para chegar à Estação Capão Redondo.

Além disso, há vantagem no valor da tarifa: a da 513TRO é R$ 4,00, com integração gratuita metrô-ônibus nos dois sentidos; já a da 395TRO é R$ 4,80 e, se precisar usar o metrô, mais R$ 2,50 – fora a caminhada até o Metrô São Judas (da linha 1-Azul), já que, desde abril, a linha não passa em frente à estação.

Outras linhas – Todas as linhas da EMTU vindas da região da Estrada do M’Boi-Mirim e fazem ponto final no Metrô Capão Redondo possuem integração gratuita com a Linha 5-Lilás. Embora boatos e erros de interpretação do conteúdo do Diário Oficial do Estado tenham sugerido que a gratuidade acabará, até o momento não há previsão de que isso vá acontecer.

A integração é gratuita nos dois sentidos: na ida o usuário paga a tarifa nos ônibus; na volta, paga no Metrô e adentra os coletivos entrando pelas portas após a catraca, dentro do terminal de ônibus da estação.

As linhas que atendem a Estrada do M’Boi-Mirim e os trechos que elas percorrem dentro de São Paulo são os seguintes:

237TRO Itapecerica da Serra/Jardim São Pedro – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada da Cachoeirinha, Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Simão Caetano Alves, Rua Abílio César, Rua Henrique Sam Mindlin, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo;

513TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada Plínio Dias, Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo;

558TRO Embu-Guaçu/Chácara Flórida – São Paulo/Metrô Capão Redondo
563TRO Embu-Guaçu/Vila Louro – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo.

Para saber o itinerário completo, cliquem nos links nos nomes das linhas.

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José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

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