40 novos coletivos começam a circular segunda-feira em Curitiba

8 de fevereiro de 2019 0 Por José E. Sales
40 novos coletivos começam a circular segunda-feira em Curitiba

Nesta quinta, em Curitiba/PR, a Prefeitura apresentou 40 ônibus novos que irão circular em linhas da zona norte e da zona sul da cidade. Participaram do evento o Prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, Maia Neto, presidente da URBS, os vereadores Serginho do Posto, Jairo Marcelino, Colpani e Herivelto Oliveira e o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Maurício Gulin.

Dos 40 veículos, são 14 midis (que chamam de “micros especiais”), com capacidade para 70 pessoas, e 26 convencionais, com capacidade para 85 passageiros. Desses 26, nove possuem uma porta do lado esquerdo, para atender a linha Fagundes Varela-Fanny, que começará a operar em março. Eles possuem chassi Mercedes Benz e foram montados com carrocerias Caio Apache Vip IV e Marcopolo Torino 2014.

Os novos veículos possuem motorização dianteira, que foram fabricados com base nas normas Euro 5 de emissão de poluentes. Eles tem ainda dois espaços para cadeirantes, sinal sonoro e visual para fechamento de portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e elevador semi-automático.

Os novos veículos irão rodar nas seguintes linhas:
na zona norte: Sagrado Coração, Alto Tarumã e Colina Verde e Hugo Lange. Estas duas últimas linhas farão embarque e desembarque na estação-tubo Fagundes Varela, que começa a funcionar em março. Por isso uma das portas dos veículos é adaptada para o nível da estação-tubo;
na zona sul: Pinheirinho/CIC, Portão, Formosa, Santa Rita/CIC, Santa Rita/Pinheirinho, Capão Raso/Caiuá, Campo Alegre, Parque Industrial, Pompeia/Janaína, Bairro Novo A, Umbará, Santa Joana, Futurama, Pirineus e Bairro Novo C.

“Temos mais 43 já encomendados e outros que serão adquiridos para completar o compromisso de ter 450 novos ônibus até 2020”, disse Maia Neto, presidente da URBS, responsável pelo transporte na cidade. Os veículos irão começar a circular na próxima segunda-feira.

(com informações da Prefeitura de Curitiba)

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais: