Estações de metrô podem fechar aos finais de semana para instalação de portas

13 de fevereiro de 2019 0 Por José E. Sales
Estações de metrô podem fechar aos finais de semana para instalação de portas

“A intervenção para se instalar uma porta de plataforma em uma linha que está operando não é fácil. Você tem que fazer obras de engenharia, você tem um tempo de secagem do concreto para depois colocar aquela face. Na época oportuna, vai ter que em finais de semana e feriados fechar uma estação para conseguir fazer essa intervenção”. Palavras do Secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

O edital para a entrega das propostas foi lançado em setembro de 2018 e, em março, encerra-se a entrega das propostas. O edital prevê a aquisição de 88 fachadas de portas para 36 estações. Ainda não há prazo para o início da instalação dessas portas.

De todas as estações da rede de metrô, as estações Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí, da Linha 2-Verde, Vila Matilde, da Linha 3-Vermelha, todas as linha 4-Amarela e a Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás possuem portas de plataforma funcionando. A estação Vila Matilde, da linha 3-Vermelha, foi um projeto piloto da instalação das portas em estações mais antigas mas que ficou apenas nela. As da Linha 5-Lilás já deveriam ter sido entregues com os equipamentos mas os prazos não foram cumpridos pela empresa que faz a instalação. Hoje as das estações Santa Cruz e Brooklin, da Linha 5, possuem o equipamento mas ainda não em funcionamento.

As portas de plataforma é uma demanda que começou a ser agilizada depois que o menino Luan, de 3 anos, faleceu ao ser atropelado por um trem, depois de ter se perdido da mãe e caído na via dentro do túnel próximo à estação Santa Cruz. A presença das portas teria evitado o acesso do garoto à via.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais: