O primeiro dia da nova estratégia de operação da 8075/21

Às 17h00 desta segunda-feira foi implantada uma nova estratégia de operação na linha 8075/21 Terminal Campo Limpo – Metrô Morumbi. A partir desse horário a linha passou a operar somente com ônibus articulados (de 18 e 23m) e com ponto de partida no ponto de ônibus da Av. Dep. Jacob Zveibil, em frente ao Shopping Butantã. Segundo a SPTrans, o motivo é “agilizar o embarque dos passageiros e proporcionar viagens mais rápidas”.

Ônibus da 8075/21 parte do ponto. Ao fundo, outro logo estaciona.

A adoção desse local facilita o acesso do coletivo à Av. Francisco Morato, cujo cruzamento fica poucos metros a frente, diferente de quando o coletivo parte do Terminal Morumbi. Como não há um acesso direto do Terminal Morumbi para o sentido Francisco Morato da Av. Dep. Jacob Zveibil, o ônibus é obrigado a fazer retorno na Avenida Eliseu de Almeida, aumentando bastante o tempo de trajeto, sobretudo no horário de pico. Com essa nova localização, o coletivo faz o retorno na Av. Eliseu de Almeida apenas na chegada à região do Terminal.

Já as linhas que fazem ponto final no ponto utilizado para como terminal secundário da 8075/21, passaram a parar um pouco mais atrás. Foi colocado um ponto móvel a cerca de 25m do ponto de ônibus original. Aparentemente as linhas de passagem daquele ponto não tiveram grande prejuízo com a estratégia.

Ponto de ônibus em frente ao Shopping Butantã, a partir das 17h, se torna ponto terminal da linha 8075/21. As linhas que nele param foram colocadas em um ponto móvel, cerca de 25m mais atrás.

Os coletivos da 8075/21 partiam com boa lotação mas poucos com passageiros em pé. Pelo menos nesses primeiros dias, para aqueles que pegam as linhas para o Terminal Campo Limpo após o cruzamento com da Francisco Morato com a Av. Dep. Jacob Zveibil, um ônibus mais vazio ficou mais constante.

“Nova opção” – No ponto de parada da 8075/21 dentro do terminal tinha um cartaz informando a localização temporária da linha. Além disso, fiscais da Transppass, operadora da linha, estavam orientando os passageiros que ,por ventura, não sabiam da alteração.

Ônibus da linha 857R/10 Terminal Campo Limpo – Aclimação, no corredor da Francisco Morato, com fila na porta para entrada de passageiros. Ela é uma das várias que seguem até o Terminal Campo Limpo.

Enquanto isso, na entrada principal da Estação São Paulo-Morumbi de metrô, que fica ao lado do Terminal, agentes da operadora anunciavam a “nova opção” aos passageiros que deixavam a estação. Em frente a ela, na Av. Francisco Morato, há uma parada de ônibus em que passam várias linhas para o Terminal Campo Limpo. Eles avisavam que os ônibus eram articulados e que saiam vazios a cada dez minutos. Muitos passageiros, que não sabiam da notícia, seguiam direto para o ponto da 8075/21. Pelo que acompanhamos, a atuação dos agentes da Transppass ajudou muito a operação no próprio corredor, já que muita gente utilizou os coletivos da 8075/21. Com isso, a lotação foi menor, o que não impedia filas quando encostava alguma das linhas que seguiam com destino ao Terminal Campo Limpo.

Serviço:
8075/21 Terminal Campo Limpo-Terminal Morumbi
Horário: a partir das 17h00, no ponto de ônibus em frente ao Shopping Butantã; nos demais horários, na Plataforma 2 do Terminal Morumbi.
Frequência: segundo os operadores, as partidas são a cada dez minutos

Itinerário (das 17h00 até o fim do horário de pico da tarde):
Ida: Term. Campo Limpo, Estr. do Campo Limpo, R. Alves dos Santos, R. José Félix, Av. Prof. Francisco Morato, R. Dr. Maurílio Vergueiro Porto, R. Lício Marcondes, Av. Jorge João Saad, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Av. Eliseu de Almeida, acesso, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibel (em frente ao Shopping Butantã).
Volta: Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil (em frente ao Shopping Butantã), acesso, Av. Prof. Francisco Morato, Ac. Pista Provisória, Av. Prof. Francisco Morato, R. Jorge Amado, Estr. do Campo Limpo e Term. Campo Limpo.

Itinerário (nos demais horários):
Ida: Term. Campo Limpo, Estr. do Campo Limpo, R. Alves dos Santos, R. José Félix, Av. Prof. Francisco Morato, R. Dr. Maurílio Vergueiro Porto, R. Lício Marcondes, Av. Jorge João Saad, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Av. Eliseu de Almeida, acesso, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Term. Morumbi.
Volta: Term. Morumbi, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Av. Eliseu de Almeida, acesso, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, Ac. Pista Provisória, Av. Prof. Francisco Morato, R. Jorge Amado, Estr. do Campo Limpo e Term. Campo Limpo.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.