Foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo desta terça-feira a constituição de uma comissão para desenvolvimento de projeto de requalificação dos cobradores de ônibus de São Paulo, para garantir que não haja demissão dos trabalhadores.
De acordo com a Nota da Prefeitura, a Comissão criará mecanismos e fortalecerá a transição dos cobradores para outras funções, como fiscalização, administração e manutenção.
A decisão veio depois que veio a público a distribuição de uma Circular da SPTrans para as empresas que os ônibus da capital, onde determinada que os veículos dos tipos “padron” e “básico”, que serão inclusos no sistema de transporte da capital a partir de 2 de setembro, já venham sem o posto de cobrador. A ausência do posto já existe nos ônibus tipo “mini-ônibus”, “midi-ônibus” e nos “básicos” do subsistema local (veja matéria aqui), sendo agora estendido às empresas do sistema estrutural. A justificativa para a decisão é de que apenas 5% do pagamento feito nos coletivos é em dinheiro, o que não justificaria a presença de alguém específico para a função. Hoje, 40% da frota já opera sem o posto do cobrador.
A Comissão será composta por representantes da SPTrans, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Sindicado dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss).
Ainda segundo a Nota, a portaria SMT.GAB 087/19 prevê que a comissão apresente um projeto em 90 dias.
==========
Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
- no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
- no Twitter: twitter.com/circavenidas
- no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
- informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas
- se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram.