675L deixa de circular aos domingos e feriados a partir deste sábado

7 de setembro de 2019 0 Por José E. Sales
675L deixa de circular aos domingos e feriados a partir deste sábado

A alteração começa a valer neste sábado, feriado nacional. A675K terá ampliação de horário para atender os usuários da linha; veja as outras opções


Por José Euvilásio Sales
esales@circularavendas.com


A partir de hoje, 7 de setembro, a 675L/10 Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cruz, linha de ônibus que por mais de 20 anos foi a principal ligação entre Santo Amaro e a estação Santa Cruz.

Assim como durante a semana, aos domingos também houve uma grande diminuição na quantidade de passageiros da 675L. Comparando a quantidade de passageiros transportados pela linha nos cinco domingos de junho de 2019 aos domingos correspondentes no ano de 2018 (quando a Linha 5-Lilás ainda chegava até a estação Eucaliptos), a diferença é grande. Enquanto em 2018, em média, foram transportados 3.303 passageiros por domingo, em 2019 a quantidade foi de 1069 (veja quadro abaixo).

Opções – Para quem não pode dispor de quase duas tarifas para pegar ônibus e Metrô, a alternativa fica sendo a integração com outras linhas via Bilhete Único Comum, aproveitando a possibilidade das quatro viagens em oito horas (que a SPTrans, cada vez mais, nos obriga a utilizar) aos domingos. Veja as opções:

a) Partindo do Terminal Santo Amaro, há duas opções:
5300/10 Terminal Santo Amaro – Terminal Parque Dom Pedro II: ela faz o mesmo trajeto da 675L até o Parque das Bicicletas (ponto seguinte ao da Igreja de Moema ou ao da Estação Moema de Metrô). A partir daí, querendo seguir até o Metrô Santa Cruz, a opção é baldear para uma dessas linhas: 675K ou 675X ou 695Y ou 695T/51, das quais falarei mais abaixo. Na volta, a 5300 segue o mesmo trajeto da 675L do Parque das Bicicletas até o Terminal Santo Amaro.
476A/10 Ipiranga – Terminal Santo Amaro: ela não faz o mesmo itinerário da 675L. Mas passa a uma quadra do Metrô Santa Cruz (último ponto da Rua Borges Lagoa) e pode ser uma opção para quem quer ir direto, do Terminal Santo Amaro até o Metrô Santa Cruz com uma condução só. Mas já aviso que o trajeto é bem mais longo e a frequência não é boa. Na volta, ela passa pelo ponto da Rua Machado Bittencourt, uma quadra abaixo da estação Santa Cruz. Bem ou mal, é uma opção.

b) a partir do Largo Treze de Maio:
675K/10 Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz: o trajeto é o mesmo da 675L entre o Largo Treze e o Metrô Santa Cruz: trajeto igual. Para quem pega nas Avenidas Vereador José Diniz ou Ibirapuera até o Metrô Santa Cruz, é a melhor opção, caso apareçam as várias opções de uma vez. Em tempo: no próximo domingo, as últimas partidas da 675K terão novos horários: no sentido Santa Cruz será à 0h40; e no sentido Terminal Jardim Ângela será à 01h20. Na volta, ela a Rua Barão do Rio Branco, altura da estação Largo Treze de Maio.

c) a partir da Av. Adolfo Pinheiro, altura da Rua Padre José de Anchieta:
– linhas 675X/10 Terminal Grajaú – Metrô Vila Mariana e 695Y/10 Terminal Parelheiros – Metrô Vila Mariana: elas seguem o mesmo trajeto da 675L nesse trecho mas, diferente dela, sobe por toda a Rua Borges Lagoa. O último ponto da Rua Borges Lagoa fica a uma quadra do Metrô Santa Cruz. Na volta, elas passam no ponto em frente à Estação Santa Cruz da Linha 5 e seguem até Santo Amaro, altura da Rua Isabel Schmidt.

d) a partir da Av. Adolfo Pinheiro, altura da Rua Nove de Julho:
695Y/51 Terminal Capelinha – Metrô Vila Mariana: é sobreposta à 675L nesse trecho, entre a Rua Nove de Julho e a Borges Lagoa. Mas faz o mesmo trajeto da 695X e 695Y até o Metrô Vila Mariana, também subindo direto pela Rua Borges Lagoa, cujo último ponto fica a uma quadra do Metrô Santa Cruz. Embora o nome da linha seja “Metrô Vila Mariana”, o ponto final dela é próximo ao Metrô Ana Rosa. Na volta, ela passa pelo ponto em frente à Estação Santa Cruz da Linha 5 e segue até a Av. Vereador José Diniz, altura da Rua Marechal Deodoro, no Alto da Boa Vista, quando segue para a Av. Santo Amaro e Avenida João Dias.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.

Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas