O problema na linha começou nesta quarta e permanecerá nesta sexta
SÃO PAULO/SP – Nesta sexta-feira prosseguirá a restrição na operação no monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô. As restrições de circulação perduram desde ontem, quando uma “falha em equipamento de via” mantém a operação em “velocidade reduzida e maior tempo de parada“.
O Metrô não disse qual seria essa falha. Em comunicado, postado em suas redes sociais agora a noite, a empresa explicou como será a operação nesta sexta:
“O Metrô lamenta o transtorno e informa que a falha em equipamento de via próximo à estação São Lucas demandará um tempo maior do que previsto anteriormente para os reparos. Nesta sexta-feira (3), a operação será mantida em dois trechos. O primeiro entre Vila Prudente e Camilo Haddad (onde o passageiro deve fazer a troca de trem) e o segundo de Camilo Haddad até Jardim Planalto. Todo o percurso será atendido das 04h40 à meia-noite por 10 ônibus articulados da operação PAESE.”
Nesta quinta-feira, a operação foi igual a essa divulgada na nota do Metrô. O Circular Avenidas esteve na Linha 15-Prata nesta tarde. Os trens circularam em via única entre as estações Vila Prudente e Camilo Haddad e Camilo Haddad e Jardim Planalto. Durante o período das 9h às 16h, quando as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus estavam abertas, segundo informações, os trens estavam operando o sentido Vila União-São Mateus com viagens nas duas vias. E o trecho Vila União-Camilo Haddad em via singela.
Na viagem que fizemos, a velocidade dos trens era boa mas o problema o formato da operação. Como ela é feita com o mesmo trem, indo e voltando, nos dois trechos, o intervalo entre as partidas era muito alto. Os tempos no percurso que fizemos foram os seguintes:
1. Espera pelo trem em Vila Prudente: 14min, entre a saída de um, às 16h, e a partida de outro, às 16h14;
2. Viagem Vila Prudente – Camilo Haddad: viagem em 7min;
3. Espera pelo trem em Camilo Haddad (local do transbordo): da chegada à estação à saída do próximo trem foram 12min;
4. Viagem de Camilo Haddad à Jardim Planalto: 6min, com o trem chegando às 16h39 à estação final.
Voltamos no Paese da SPTrans, que ocorria em paralelo e como reforço, com paradas apenas nas estações. O tempo de viagem entre Jardim Planalto e a Vila Prudente foi de 22min. O ônibus no sentido Vila Prudente foi vazio a maior parte do tempo. No sentido contrário, vimos os primeiros mais vazios. Mas, conforme íamos chegando à Vila Prudente, eles iam partindo mais cheios. O primeiro que partiu, saiu com alguns passageiros já em pé.