O teste será feito na linha metropolitana D61
CURITIBA/PR – Na última segunda-feira começaram a operar cinco novos ônibus articulados com duas catracas na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa visa agilizar o embarque de passageiros nos coletivos. A catraca a direita de quem entra aceitará apenas pagamento com o cartão de transporte. A da esquerda, que conta com a presença do cobrador, aceitará pagamento pelo cartão de transporte ou em dinheiro.
“Estes novos veículos fazem parte das diversas ações que temos realizado desde o início desta gestão, buscando tornar o sistema de transporte coletivo cada vez mais eficiente, reduzindo custos e trazendo diversos benefícios aos usuários como, por exemplo, poder chegar em casa mais cedo. Além, é claro, de serem veículos novos que proporcionarão muito mais conforto e segurança aos usuários”, disse o Presidente da Comec Gilson Santos. A Comec é a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, órgão responsável por coordenar funções públicas de interesse dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, dentre eles o transporte.
Os coletivos estão circulando na linha D61 Piraquara – Santos Andrade, que liga a cidade de Piraquara à Praça Santos Andrade, em Curitiba. A linha foi escolhida devido ao alto fluxo de passageiros, sobretudo no período da tarde, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. “É um horário de bastante movimento no sentido Piraquara, o que fazia com que os veículos perdessem cerca de 6 minutos para realizar o embarque de todos os passageiros, as vezes até mais tempo quando algum problema ocorria. A expectativa é que esse tempo agora reduza para 3 minutos”, disse Gilson Santos.
Dependendo dos resultados, veículos com duas catracas poderão ser adotados em outras linhas.