PIRACICABA/SP – Neste sábado, a Viação Trans Acreana começará a operar as linhas do transporte urbano da cidade de Piracicaba. Ela assume o lugar da Viação Ágil, que deixou a operação devido a problemas financeiros, agravados pela epidemia de Covid-19.
A empresa, que irá atuar com o nome fantasia de TUPi – abreviação de Transportes Urbanos Piracicaba – e irá colocar em operação 80 veículos, de uma frota de 100. A quantidade é suficiente para a operação durante este período de pandemia, em que a operação é com frota reduzida. No entanto, mais veículos devem ser entregues para a operação pós-pandemia.
As rotas e horários já estão definidos e podem ser consultados no site da Semuttran. De acordo com a empresa, ela continuará seguindo as rotas/horários implantados no momento de pandemia, incluindo o projeto social Elevar. A contratação é emergencial, válida por seis meses, até que a Prefeitura apresente novo edital de concessão das linhas do município.
De acordo com a nota da Prefeitura, o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), os ônibus aceitarão o cartão VAI porque, pelo contrato com o município, a nova concessionária usará o sistema de bilhetagem da TransData, o mesmo que era utilizado pela Via Ágil.