SÃO PAULO/SP – na noite desta segunda-feira, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou o final da modernização dos oito trens Alstom Metrópolis, conhecida como “Frota F”, a primeira frota dae trens da Linha 5-Lilás. Com isso, os trens passam a reforçar a frota da Linha 5, junto com os 26 trens da Frota P que operam hoje, totalizando 34 composições.
“Todos os trens estão liberados pelo @metrosp_oficial, @stmsp_oficial e agora passarão por período de testes e ajustes pela ViaMobilidade, concessionária da L5-Lilás”, disse Baldy em postagem no Twitter.
A modernização do sistema de controle dos 8 trens Alstom Metropolis, conhecidos como Frota F, foi concluída!
Todos os trens estão liberados pelo @metrosp_oficial, @stmsp_oficial e agora passarão por período de testes e ajustes pela ViaMobilidade, concessionária da L5-Lilás. pic.twitter.com/mXwo4zUbLE
— @alexandrebaldy (@alexandrebaldy) 9 de junho de 2020
Os trens da Frota F deixaram de operar em 2017, com a entrada em operação da nova Frota P. Por quase 15 anos os oito Alstom Metrópolis foram os únicos trens da Linha 5-Lilás, época em que ela operava entre Capão Redondo e Largo Treze. Com a entrada em operação dos trens da Frota P e a instalação do sistema de controle de trens CBTC para o controle dos novos trens, os frota F foram recolhidos para reforma e atualização do sistema de controle.
Ainda não há data para que eles comecem a operar comercialmente.