São Paulo-Morumbi passa a operar em horário integral neste sábado

A partir do próximo sábado, 10 de novembro, a Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, passará a atender em período integral, como as demais da linha: das 4h40 à 0h, de domingo a sexta, e das 4h40 à 1h aos sábados. Com a abertura da estação em período integral, agora ela passará a ser o destino das viagens da Linha 4-Amarela, feita através de PPP (Parceria Público Privada), onde o Metrô fez a construção e a operação será através da ViaQuatro, empresas privada que tem como sócios o Grupo CCR e a RuasInvest.

A São Paulo-Morumbi é a décima estação da Linha 4-Amarela, que passa a ter 11,3km de extensão. Ela está localizada na Avenida Prof. Francisco Morato, esquina com a Av. Dep. Jacob Zveibil, atendendo a demanda que vem das zonas sul e oeste da cidade.

Características – A estação é totalmente acessível aos usuários com deficiência e mobilidade reduzida e dispõe de banheiros públicos. Ela foi dividida em cinco pavimentos totalmente interligados através de 13 escadas rolantes, 11 escadas fixas e quatro elevadores. Também foram instaladas as portas de plataforma e outros equipamentos que facilitam a acessibilidade, como piso podotátil direcional, corrimãos e fita antiderrapante nos degraus das escadas fixas.

O acabamento da estação é parecido aos das demais da Linha 4-Amarela. Um revestimento metálico com desenhos de ondas dá um ar de modernidade nas extremidades das plataformas. Já o mezanino e as escadas têm piso em porcelanato e contam com guarda-corpo em vidro laminado, permitindo um visual mais leve.

Com um total de 27,7 metros de profundidade, na obra da estação foram utilizados dois métodos construtivos. O corpo foi feito através de uma tuneladora Shield (conhecida como tatuzão) que construiu os túneis da linha e complementado pelo método NATM (túnel mineiro). São 13,2 mil m² de área construída, que compreende todo o corpo da estação, duas plataformas laterais, mezanino e os dois acessos externos.

A estação terá ainda um terminal de ônibus anexo, que está com previsão de término para dezembro de 2018. Além disso, terá um acesso secundário pela Av. Jorge João Saad, facilitando o acesso para quem vai ao Estádio do Morumbi em dias de shows e jogos.

(Com informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos)

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.