395TRO Extinta

27 de abril de 2019 5 Por José E. Sales
395TRO Extinta

Na madrugada de sexta para este sábado, quando a base informativa da EMTU em seu site é atualizada, ocorreu o cancelamento da linha 395TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô São Judas.

A oficialização da decisão ocorreu com a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (Doesp) na última quarta-feira, 24 de abril, quando foi aprovada a “paralisação temporária” da linha por 180 dias. Na prática, no entanto, raramente uma linha volta operar depois desse prazo.

O motivo foi a perda de passageiros que a linha sofreu desde que Linha 5-Lilás foi inaugurada. Seus passageiros preferiram seguir parte da viagem pelo sistema sobre trilhos do que enfrentar os corredores de ônibus até a região mais central. No Jardim das Oliveiras, em Itapecerica da Serra, há a 513TRO que segue até o Metrô Capão Redondo e é mais barata que a 395: R$4,30 da 513, contra R$ 5,15 da 395TRO. Além disso, há ainda a vantagem de que a integração entre as linhas da EMTU e a Linha 5-Lilás é gratuita no Capão Redondo.

Desde a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás, em outubro passado, a 395TRO vinha sofrendo sucessivos cortes de horário. Até ontem ela operava três partidas (duas sentido São Judas e uma sentido Jd. das Oliveiras) de manhã e uma a tarde (sentido Jardim das Oliveiras).

Para os usuários da 395TRO que querem seguir pela Linha 5-Lilás, as linhas que atendem a Estrada do M’Boi-Mirim e os trechos que elas percorrem dentro de São Paulo são os seguintes (Para saber o itinerário completo, cliquem nos links nos nomes das linhas):

237TRO Itapecerica da Serra/Jardim São Pedro – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada da Cachoeirinha, Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Simão Caetano Alves, Rua Abílio César, Rua Henrique Sam Mindlin, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo;

513TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada Plínio Dias, Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo;

558TRO Embu-Guaçu/Chácara Flórida – São Paulo/Metrô Capão Redondo
563TRO Embu-Guaçu/Vila Louro – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo.

Já para quem quer seguir até a região mais próxima ao centro, as linhas abaixo, da SPTrans, cumprem boa parte do itinerário da 395TRO até a Avenida Ibirapuera, altura da estação Moema. Elas partem do Terminal Jardim Ângela e/ou da Área de Apoio do Terminal Jardim Ângela. Veja as linhas:

Parte do Terminal Jardim Ângela:
675K/10 Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz

Parte da Área de Apoio do Terminal Jardim Ângela, no Morro do Índio, próximo à padaria Menininha:
707A/10 Jardim Ângela – Metrô Praça da Árvore
5391/10 Jardim Ângela – Largo São Francisco

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais: