395TRO Extinta

Na madrugada de sexta para este sábado, quando a base informativa da EMTU em seu site é atualizada, ocorreu o cancelamento da linha 395TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô São Judas.

A oficialização da decisão ocorreu com a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (Doesp) na última quarta-feira, 24 de abril, quando foi aprovada a “paralisação temporária” da linha por 180 dias. Na prática, no entanto, raramente uma linha volta operar depois desse prazo.

O motivo foi a perda de passageiros que a linha sofreu desde que Linha 5-Lilás foi inaugurada. Seus passageiros preferiram seguir parte da viagem pelo sistema sobre trilhos do que enfrentar os corredores de ônibus até a região mais central. No Jardim das Oliveiras, em Itapecerica da Serra, há a 513TRO que segue até o Metrô Capão Redondo e é mais barata que a 395: R$4,30 da 513, contra R$ 5,15 da 395TRO. Além disso, há ainda a vantagem de que a integração entre as linhas da EMTU e a Linha 5-Lilás é gratuita no Capão Redondo.

Desde a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás, em outubro passado, a 395TRO vinha sofrendo sucessivos cortes de horário. Até ontem ela operava três partidas (duas sentido São Judas e uma sentido Jd. das Oliveiras) de manhã e uma a tarde (sentido Jardim das Oliveiras).

Para os usuários da 395TRO que querem seguir pela Linha 5-Lilás, as linhas que atendem a Estrada do M’Boi-Mirim e os trechos que elas percorrem dentro de São Paulo são os seguintes (Para saber o itinerário completo, cliquem nos links nos nomes das linhas):

237TRO Itapecerica da Serra/Jardim São Pedro – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada da Cachoeirinha, Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Simão Caetano Alves, Rua Abílio César, Rua Henrique Sam Mindlin, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo;

513TRO Itapecerica da Serra/Jardim das Oliveiras – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada Plínio Dias, Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo;

558TRO Embu-Guaçu/Chácara Flórida – São Paulo/Metrô Capão Redondo
563TRO Embu-Guaçu/Vila Louro – São Paulo/Metrô Capão Redondo
= via Estrada do M’Boi-Mirim, Av. Comendador Santana, Av. Elis Maas, Estrada de Itapecerica e Metrô Capão Redondo.

Já para quem quer seguir até a região mais próxima ao centro, as linhas abaixo, da SPTrans, cumprem boa parte do itinerário da 395TRO até a Avenida Ibirapuera, altura da estação Moema. Elas partem do Terminal Jardim Ângela e/ou da Área de Apoio do Terminal Jardim Ângela. Veja as linhas:

Parte do Terminal Jardim Ângela:
675K/10 Terminal Jardim Ângela – Metrô Santa Cruz

Parte da Área de Apoio do Terminal Jardim Ângela, no Morro do Índio, próximo à padaria Menininha:
707A/10 Jardim Ângela – Metrô Praça da Árvore
5391/10 Jardim Ângela – Largo São Francisco

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

5 thoughts on “395TRO Extinta

  1. É um absurdo a retirada da linha 395 e dizer que é devido a diminuição de passageiros. Acontece que eles tiraram o ônibus deixando apenas um viagem de ida de manhã e uma viagem de vinda anoite, obrigando as pessoas a pegarem outros ônibus.
    Para quem mora depois do Jardim Jacira, são obrigados a pegar o ônibus 513 Capão Redondo que por sua vez é uma linha que tem um percurso muito demorado, por passar dentro do bairro do Jardim Jacira.
    Além disso anoite a frota do 513 tem muitos ônibus que passa reservado, trasportando apenas pessoas que partiram do terminal capão redondo, deixando as pessoas nos pontos esperando por mais de 30 minutos. UM ABSURDO…..

  2. Ridículo a resposta da EMTU falar que não tinha passageiros claro não tinha ônibus porque vocês ai que ficam só com a bunda sentada na cadeira inventando mentiras vem aqui uma semana enfrentar essa linha 513 pra vocês verem o quanto nos fizeram mal

    1. Um verdadeiro absurdo esta retirada da linha 395, como assim não tem passageiros. … Um bairro carente de transporte público, esta empresa não dá conta da demanda de passageiros, por isso devería ter outra empresa para suprir a necessidade da população! !!!

  3. Durante anos tínhamos uma linha que percorre a m boi mirim toda agora não tem fazendo os usuários que devia em pontos onde não tem metrô ou ônibus a terem mais custo adicional no orçamento sendo que as passagens já eram mais cara doque as municipais pois se trata de uma linha intermunicipal que era ultil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *