Últimas Notícias

Publicado edital de Licitação para compra de trens e sistemas da Linha 17-Ouro

Nesta segunda-feira, 15 de julho, foi publicado o edital da licitação para a compra dos trens e de todo o sistema de sinalização da Linha 17-Ouro, de monotrilho, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM. A informação foi divulgada nesta segunda pelo Metrô. Todos os arquivos referentes à concorrência estão no site do Metrô (você pode acessá-los clicando aqui).

Além de 14 trens e do sistema de sinalização, a licitação inclui a compra de equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e manutenção dos trens e a instalação das portas de plataforma nas oito estações. Todo esse serviço estava a cargo do Consórcio Monotrilho Integração (CMI), que teve o contrato rescindido pelo Metrô após atrasos no cronograma das obras e na redução no ritmo dos trabalhos. Os problemas levaram à aplicação de multas contratuais, que somam R$ 88 milhões, e à suspensão de participação das empresas que integram o Consórcio de novos contratos com o governo Estadual por dois anos. Dentre as integrantes do Consórcio, estava a Scomi, empresa sediada na Malasia, que fabricaria os trens da Linha 17-Ouro mas está em crise financeira.

A implantação das vigas da via do monotrilho também estava a cargo da CMI. A licitação, que teve o edital publicado em maio, está em curso.

Ainda segundo a nota, outras obras da Linha 17-Ouro estão em andamento. Uma delas é a construção das estações e do Pátio Água Espraiada. O trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da CPTM terá 7,7km de extensão.

O monotrilho da Linha 17-Ouro, que deveria ser entregue em 2014 e fazia parte dos investimentos para a Copa de 2014, deverá ser entregue em 2022 – ano em que, no mês de novembro, ocorre a Copa do Mundo do Catar.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *