Últimas Notícias

Arena ANTP promoverá debate sobre mobilidade ativa

Nomes importantes do setor irão discutir a mobilidade a pé, por bikes e patinetes dentro do contexto da mobilidade urbana

Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
com informações da ANTP

A “mobilidade ativa” e a prática do transporte, realizado a pé ou através de patinete ou bicicleta. Segundo dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), 41% dos deslocamentos feitos no país são feitos por caminhada. Recentemente, depois da explosão do uso de patinetes, houve a regulamentação do uso do modal nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. E, por fim, a recente polêmica quanto à reforma das ciclovias na cidade de São Paulo. Todos os exemplos mostram a importância que a mobilidade ativa ganhou no deslocamento das grandes cidades.

Dentro deste contexto, ela também será tratada na Arena ANTP, no painel “Mobilidade Ativa por uma cidade mais humana e saudável”.

Uma das participantes do painel será Suzana Nogueira, da coordenação do GT de Infraestrutura da União dos Ciclistas do Brasil (UCB). Ela aponta que o transporte por bicicletas tem ganho espaço no Brasil e ressalta o significativo aumento de sistemas de bicicletas compartilhadas. No entanto, ainda há iniciativas de estruturas desconectadas e falta estrutura complementar, como uma política de estacionamento para bicicletas.

Além de Suzana Nogueira, o painel contará ainda com a presença de Jonas de Oliveira Bartucci, conselheiro da Associação Civil Rodas da Paz; Yuri Vasquez, diretor da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo – CICLOCIDADE; e Marcos de Sousa, editor do portal Mobilize Brasil, como moderador do debate.

Outro foco do painel é a discussão das atuais políticas públicas e como elas colaboram, ou não, para que o deslocamento ativo seja viável e seguro para ser inserido na rede de mobilidade do país. A ideia é de que os participantes abordem as experiências das entidades que representam, a leitura de cada um ao que temos de políticas públicas e os pontos positivos e o que precisa melhorar para quem pratica a mobilidade ativa.

Faz sete anos que o Plano Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) foi promulgado e cinco que entrou em vigor. Apesar disso, são poucos os municípios que possuem um plano de mobilidade. O mediador Marcos de Souza irá instigar o debate sobre a falta da aplicação das orientações da PNMU pelo governo. Ele também comentará assuntos dentro dos temas abordados na palestra e tentará encontrar sugestões que permitam que o País volte a caminhar, pedalar e utilizar meios de transporte menos destrutivos na mobilidade urbana.

O painel “Mobilidade ativa por uma cidade mais humana e saudável” ocorrerá na terça, 24 de setembro, das 13h às 14h.


Serviço:
Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana
Data: 24 a 26 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP


Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.

- se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp 
ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de 
áudio pelo Whatsapp/Telegram).
- ou, se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
- não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.

Siga-nos nas redes sociais:
- no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
- no Twitter: twitter.com/circavenidas
- no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
- informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *