Últimas Notícias

Campinas: Novo trecho do corredor BRT Ouro Verde é liberado

Neste início de operação, apenas a linha 130 irá operar pelo corredor 


CAMPINAS/SP – Nesta quarta, 5 de fevereiro, mais um trecho do corredor BRT (Bus Rapid Transit) Ouro Verde, em Campinas/SP, foi liberado. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Campinas Jonas Donizette, o secretário de Transportes e presidente da Emdec Carlos José Barreiro, outros secretários municipais, vereadores e moradores da região, dentre outros.

O trecho novo, de 1,4km de extensão, fica entre na Avenida das Amoreiras, entre Av. Prefeito Magalhães Teixeira (na altura da Marginal do Piçarrão) e o viaduto da Rodovia Anhanguera-São Bernardo. A liberação desse trecho beneficiará cerca de 74 mil passageiros.

A via é composta por seis faixas, três por sentido (duas para carros de passeio e uma, junto ao canteiro central para os ônibus). Neste primeiro momento apenas a linha 130 Terminal Vida Nova-Terminal Central irá circular no corredor, mas em viagens expressas (sem paradas), beneficiando 2 mil passageiros que a usam diariamente. Outras 19 linhas que circulam pela Avenida das Amoreiras continuarão circulando pela faixa da direita, junto com os carros.

A obra – De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o corredor foi construído com pavimento rígido nas faixas para ônibus e pavimento asfáltico nas pistas para os carros. Houve também revitalização da sinalização (solo e placas), remodelação do paisagismo e implantação de iluminação em LED com fiação subterrânea nos corredores.

Além do corredor, será liberada a transposição da Avenida Amoreiras pela Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazaré, no sentido Centro, que ficou interditada durante as obras. A velocidade máxima permitida passa a ser 50 km/h, ao longo de todo o trecho. As estruturas metálicas das futuras Estações BRT Parque Industrial e São Bernardo, que integram o corredor, estão montadas. A etapa de acabamento será executada gradativamente.

“Um grande atributo dos engenheiros e operários é o de construir coisas em benefício das pessoas, como este importante trecho do BRT que estamos entregando hoje. De todas as qualidades que existem, talvez a maior delas seja a coragem; coragem para executar obras importantes para o munícipio”, destacou o prefeito Jonas Donizette durante o evento, de acordo com nota publicada no site da Emdec.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *