Últimas Notícias

Metrô confirma problema em pneus no Monotrilho; Linha 15-Prata não irá funcionar nesta segunda

SÃO PAULO/SP – Agora a tarde, o Metrô emitiu nota confirmando que a Linha 15-Prata não irá funcionar nesta segunda-feira. Na manhã deste domingo, a SPTrans anunciou que iria operar o Paese na Linha 15-Prata, o que surpreendeu a todos.

A nota do Metrô confirma a informação publicada pelo “Diário do Transporte” na manhã desta domingo, sobre o estouro de pneus de um dos trens do monotrilho: “Na última quinta-feira (27) um único pneu de um jogo de rodas do trem da Linha 15-Prata se rompeu e a composição foi recolhida imediatamente para a manutenção.” A causa foi um problema em um dispositivo chamado “Run Flat”, que fica dentro das rodas e garantem a operação do trem em caso de problemas, como um pneu furado ou murcho.

Devido a esse incidente, a fabricante dos trens, a Bombardier, recomendou que todos eles fossem recolhidos para inspeção de segurança, segundo nota ao “Diário do Transporte”. Além dos trens, as “vias e sistemas passarão por rigorosa inspeção nos próximos dias”, diz Metrô na nota.

Pelo menos por hora, não houve menção sobre as operações nos demais dias da semana. O que é certo, é que amanhã a Linha 15-Prata não irá operar e os ônibus do Paese estarão prestando serviço. A seguir, a íntegra da nota:

FUNCIONAMENTO DA LINHA 15-PRATA

São Paulo, 1 de março de 2020 – A Linha 15-Prata do Metrô não vai funcionar nesta segunda-feira (2).

Na última quinta-feira (27) um único pneu de um jogo de rodas do trem da Linha 15-Prata se rompeu e a composição foi recolhida imediatamente para a manutenção. Ao longo dos testes realizados na linha neste fim de semana, o Metrô constatou a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho.

A fabricante Bombardier foi acionada imediatamente e verificou que os dispositivos chamados “Run Flat” estão causando essa alteração. Esses dispositivos ficam nas rodas e garantem a movimentação do trem em casos de anormalidades, como pneus furados ou murchos.

Para evitar que falhas como esta causem problemas que comprometam o funcionamento normal da linha e em medida de precaução para os cidadãos, a operação da Linha 15-Prata continuará paralisada nesta segunda-feira (2).

O Metrô está cobrando da Bombardier e do Consórcio CEML – que construiu a via – providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e também que eles arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação junto ao Metrô de São Paulo.

Toda a frota, vias e sistemas passarão por rigorosa inspeção nos próximos dias, com acompanhamento dos funcionários do Metrô, para uma imediata solução que permita a retomada da operação.

O Metrô lamenta o transtorno causado e para minimizá-lo está disponibilizando gratuitamente ônibus do sistema Paese, que durante o período de interdição, vão realizar o trajeto entre as estações São Mateus e Vila Prudente, das 4h40 à 0h.”

Paese – Segundo a SPTrans, o Paese irá funcionar das 04h20 à 0h, com 50 coletivos, que poderão ser ampliados ou dimínuidos conforme solicitação do Metrô. As viagens serão gratuitas, atendendo parada apenas nas estações. O trajeto dos ônibus será o seguinte:

Estação São Mateus – Estação Vila Prudente
Ida: Estação São Mateus, Av. Sapopemba, Estação Fazenda da Juta, Av. Sapopemba, Estação Sapopemba, Av. Sapopemba, Estação Jd. Planalto, Av. Sapopemba, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. União, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. Tolstoi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Camilo Haddad, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação São Lucas, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Oratório, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Complexo Viário Sen. Antônio E. de Barros Filho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello e Estação Vl. Prudente.
Volta: Estação Vl. Prudente, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, R. Ibitirama, R. Cavour, R. Itamumbuca, acesso à Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Oratório, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação São Lucas, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Camilo Haddad, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. Tolstoi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. União, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Sapopemba, Estação Jd. Planalto, Av. Sapopemba, Estação Sapopemba, Av. Sapopemba, Estação Fazenda da Juta, Av. Sapopemba e Estação São Mateus.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *