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Bilhete Unitário do Metrô e CPTM será substituído por QR Code

SÃO PAULO/SP – Na última sexta-feira, 11 de dezembro, o Governo do Estado lançou o TOP, o novo Bilhete Digital QR Code para embarque nas estações do Metrô e da CPTM. Ele substituirá o bilhete unitário tradicional (Edmonson).

O preço é o mesmo do bilhete tradicional, R$ 4,40. O passageiro pode comprá-lo através de aplicativo do aplicativo de celular TOP, que pode ser baixado nas lojas digitais, tanto de celulares com sistema operacional Android quanto o IOS. “Essa é a modernidade. Um sistema digital é um sistema mais rápido, mais eficiente, de menor custo e que também impede a fraude. Coloca o Estado de São Paulo dentro do patamar das principais regiões do mundo, sobretudo na Ásia, onde o sistema já é utilizado para facilitar o ingresso às estações de transporte”, afirmou o governador João Doria na cerimônia de divulgação do aplicativo.

No celular, através de débito em cartão de crédito ou débito, o passageiro pode comprar até dez passagens, que ficam armazenadas no app. Cada uma dessas passagens, gerará um QR Code na tela, que deverá ser mostrado ao leitor do QR Code do bloqueio (catraca), que irá liberar a passagem.

Além do aplicativo TOP, o passageiro também poderá comprar o Bilhete Digital QR Code impresso em máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito, e, muito em breve, em estabelecimentos comerciais parceiros. O bilhete impresso também deve ser apresentado ao leitor do QR Code das catracas para acesso ao Metrô ou à CPTM. A recomendação é que o passageiro use o bilhete impresso em até 72 horas depois da aquisição, para evitar problemas com o desgaste da impressão dos códigos. Por isso, a recomendação é que a versão impressa não seja amassada, dobrada, rasgada ou molhada para evitar desgaste do código.

De acordo com nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, durante o período de transição “haverá a presença de profissionais identificados nas estações para auxiliar os usuários no uso das máquinas ATMs e oferecer suporte nos leitores instalados nas catracas. Os clientes do TOP também contarão com atendimento por WhatsApp, pelo telefone (11) 3888-2200, 24 horas por dia, todos os dias da semana.”

O aplicativo anterior, o VouD, que esteve em testes até o lançamento do TOP, será encerrado.

Mais informações, no site do bilhete TOP: https://www.boradetop.com.br/ .



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