Últimas Notícias

Prefeitura de Campinas seleciona empresas para projeto de ligação ferroviária centro-Viracopos

CAMPINAS/SP – A Prefeitura de Campinas/SP selecionou duas empresas e um Consórcio para a elaboração do projeto de uma ligação ferroviária urbana entre o Pátio Ferroviário de Campinas, no centro da cidade, e o Aeroporto de Viracopos. O trajeto tem o total de 18km.

As empresas selecionadas foram:
– BYD do Brasil;
– o Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte (Idestra);
– e o consórcio formado pela TS Infraestrutura e Engenharia S/A, Aerom Sistemas de Transportes S.A, FBS Construção Civil e Pavimentação S.A e a JOFEGE – Pavimentação e Construção Ltda.

De acordo com nota da Prefeitura, as empresas “deverão apresentar, no prazo máximo de 15 dias, o Plano de Trabalho com o detalhamento das atividades que pretendem realizar e a indicação do valor do ressarcimento pretendido pelo estudo.”

As três empresas terão 90 dias para apresentar os estudos, projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica. Uma comissão avaliará o melhor projeto – que poderá ser utilizado no todo ou em parte – na elaboração de editais, contratos da licitação para a concessão da construção e operação do sistema.

As propostas para o desenvolvimento dos estudos foram apresentadas pelas empresas Procedimento de Manifestação Privada de Interesse Público (MPIP) para implantação e operação do ramal, publicado pela Prefeitura no dia 1º de Abril.

A Prefeitura ressalta que, caso o estudo escolhido seja de uma empresa que não venha a vencer a licitação para a implantação e operação do ramal, “a Prefeitura deverá considerar como valor total do estudo a ser ressarcido pelo licitante ganhador.”

“O interesse no projeto mostra a viabilidade da implantação desse ramal. Os estudos irão subsidiar a modelagem para a implantação e operação, que poderá ser uma parceria público-privada (PPP) ou concessão”, afirmou o secretário municipal de Transportes de Campinas, Vinicius Riverete.



Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *