Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (1/7), e dia 8/7, Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás) recebe a unidade móvel dos Centros de Cidadania LGBTI

Ação visa dar suporte a pessoas que sofrem violência e são vítimas de exclusão social, ficando à margem da sociedade e do mercado de trabalho

Assessoria de Imprensa - Via Mobilidade

São Paulo, junho de 2021 – Como forma de apoio às ações de respeito à diversidade sexual e no combate à LGBTIfobia, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, cederam espaço em suas estações nos meses de junho e julho para a prestação de serviço das unidades móveis dos Centros de Cidadania LGBTI, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Nesta quinta-feira, dia 1 de julho, a Estação Capão Redondo recebe mais uma vez a unidade móvel entre meio-dia e 16h. No mesmo horário, na próxima semana, no dia 8/7, a van retorna para a mesma estação. O veículo faz parte dos Centros de Cidadania LGBTI que compõem a rede de serviços da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Coordenação de Políticas para LGBTI+, da Prefeitura de São Paulo.

Dois articuladores sociais atenderão os interessados. O objetivo é apresentar para a população as atividades que realizam nos centros. Entre essas estão atendimento a vítimas de violência, agressão ou discriminação por causa da orientação sexual ou identidade de gênero, com encaminhamento, quando necessário, para os serviços de assessoria jurídica, psicológica ou social; e ações para inclusão em programas de elevação de escolaridade e inserção no mercado de trabalho. Serão distribuídos folhetos sobre infecções sexualmente transmissíveis.

“Essas ações visam dar suporte às pessoas LGBTI+, vítimas de preconceito e discriminação, buscando transformar a vida dessa população que, muitas vezes, não tem apoio nem da própria família”, diz Cássio Rodrigo, coordenador de políticas para LGBTI+ da prefeitura.

“Damos todo apoio a ações como esta, que incentivem políticas de inclusão e colaboram para reduzir o preconceito e a vulnerabilidade da população LGBTI+”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.


Serviço
Unidade móvel do Centro de Cidadania LGBTI
Na Linha 5-Lilás – das 12h às 16h
Dias 1 e 8 de julho: Estação Capão Redondo


Sobre a ViaQuatro: A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade: A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

Sobre o Centro de Cidadania LGBTI: O Centro de Cidadania LGBTI é um serviço vinculado à Coordenação de Políticas para a Comunidade LGBTI e à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, sendo gerido pela OSCIP Casarão Brasil – Associação LGBTI. Desenvolve ações permanentes de respeito à diversidade sexual e no combate à homofobia e transfobia, dando atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação além de orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social. Além das sedes fixas, nas regiões oeste, leste, norte e sul, as quatro Unidades Móveis de Cidadania LGBTI percorrem a cidade e permanecem estacionadas em pontos estratégicos, permitindo dessa forma, maior acessibilidade às políticas voltadas para o público LGBTI.



Além do Transporte é uma seção destinada a informações de cunho social encaminhadas por empresas operadoras de transporte, gestoras e outros atores da mobilidade urbana.

Encaminhe seu release para circularavenidas@gmail.com .


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *