Fretamento e Turismo | Locação de ônibus para viagens impulsiona o turismo brasileiro

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP – De acordo com dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SP), o setor de locação de meior de transporte para viagens cresceu 1,9% no primeiro semestre de 2024, na comparação com igual período do ano passado. Já o faturamento foi de 95,3 bilhões, o maior desde o início da pandemia da Covid-19. “Nesse contexto, com o mercado aquecido, nossa companhia realizou a compra de 20 novos ônibus, com tecnologia de ponta, garantindo a segurança e o conforto dos passageiros”, ressalta Gabriel Nunes, diretor comercial da Transportes Santa Maria.

Os bons números, fazem desse Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, bem mais feliz para o setor. Em sua realidade particular, para a Transportes Santa Maria o aumento na locação de veículos foi de 11% nos primeiros seis meses do ano. A empresa opera transporte rodoviário de passageiros, nas modalidades intermunicipal regular e de fretamento. “Este nicho representa 35% do nosso faturamento anual e tem sido o grande impulsionador do turismo brasileiro”, revela.

Gabriel Nunes observa que, segundo a experiência e dados da Santa Maria, as principais ocasiões para as linhas regulares são os feriados nacionais, seguidos por datas festivas, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Páscoa. “Nos meses de férias (janeiro e julho) também aumenta o volume de passagens vendidas, mas os feriados de Natal e Ano novo são os campeões de venda”. Dentre os principais destinos atendidos pelas linhas intermunicipais regulares da empresa estão as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Santos e Rio de Janeiro.

Quanto ao fretamento, a Santa Maria tem forte atuação no turismo pedagógico, transportando os participantes dos mais renomados acampamentos escolares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Também atendemos diversos colégios no turismo diário em São Paulo, grupos empresariais em convenções, feiras e congressos e romarias de religiosos, como para Aparecida, no Vale do Paraíba. Temos nos destacado, ainda, em eventos de grande porte como o recente jogo da NFL na arena do Corinthians, em Itaquera, na capital paulista”, informa Gabriel Nunes.

O diretor da Santa Maria destaca os números do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que indicam faturamento de US$ 11 trilhões para o setor este ano, representando 10% do PIB mundial. No Brasil, a estimativa é de US$ 169,3 bilhões, quase 8% do PIB nacional.

“Por todas essas razões, é muito importante o êxito do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que acaba de ser lançado pelo governo, cujo objetivo é aumentar o número de viajantes nacionais e a visita de 8,1 milhões de turistas internacionais ao nosso País. Na Santa Maria, estamos prontos para responder ao bem-vindo crescimento da demanda”, conclui Gabriel Nunes.

Dia Mundial do Turismo – Data, 27 de setembro, foi instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU, para marcar adoção do seu estatuto, em 1970. O dia também representa o início da alta temporada de viagens no Hemisfério Sul e o fim no Hemisfério Norte.


com informações da Ricardo Viveiros & Associados



Receba nossas atualizações em seu celular nos canais Circular Avenidas:
– no Whatsapp
– no Telegram


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *