Trens metropolitanos | Leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade ocorrerá no dia 28/03

SÃO PAULO/SP – O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), divulgou que irá realizar no dia 28/03, sexta-feira, o leilão do lote Alto Tietê, que contempla a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados. As informações foram divulgadas através de nota do Governo do Estado.

De acordo com o Governo do Estado, a concessão inclui:
– a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária, com a construção de oito novas estações e reforma das 24 já existentes;
– eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas;
– investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas.

Com as melhorias, há a previsão de redução do intervalo entre trens:
Linha 11-Coral: redução do intervalo para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.
Linha 12-Safira: redução do intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.
Linha 13-Jade: redução de para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.

O novo contrato traz uma série de inovações e aprimoramentos regulatórios, incluindo um programa de investimentos iniciais e uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida da concessionária. Essa fase tem como objetivo garantir uma migração eficiente entre a gestão da CPTM e a nova concessionária, proporcionando mais segurança e continuidade na prestação do serviço.

O projeto também prevê estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos, reforçando a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.

Atratividade para players nacionais e internacionais – Segundo o Governo do Estado, o modelo adotado nesta licitação é o deConcessão Patrocinada”, que inclui aportes do governo estadual e pagamento por disponibilidade, a licitação do Lote Alto Tietê tem atraído interesse de players nacionais e internacionais.

O Governo de São Paulo informa tem promovido encontros com investidores em países como França e Itália, além de prospectar o mercado asiático, reforçando o compromisso de atrair competidores qualificados e ampliar a concorrência na licitação.



Siga nossas páginas no Instagram e no Facebook e leia mais informações.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *