SÃO PAULO/SP – O Grupo Comporte venceu o leilão de concessão do “Lote Alto Tietê” das linhas de trens metropolitanos, que inclui as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. O evento ocorreu na tarde de hoje, 28 de março, na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). A concessão é de 25 anos e prevê melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas.
O Grupo Comporte também já tinha vencido a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas. Neste caso, o grupo ainda está no período de transição para assumir a linha.
A proposta do Grupo Comporte superou a do Grupo CCR (que já opera as linhas 4-Amarela, 5-Lilas, 8-Diamante e 9-Esmeralda): enquanto o CCR apresentou um desconto de 1,45% sobre o valor das contraprestações que o Estado deverá pagar à concessionária – valor em torno de R$ 1,49 bilhão ao ano -, o Grupo Comporte apresentou um desconto no valor de 2,57%. Como a diferença foi superior a 20%, não houve abertura para lances. De acordo com o Governador de São Paulo Tarcisio Gomes de Freitas, esse valor representa um desconto de quase R$ 1 bilhão ao final do contrato.
Quem é o vencedor – O Grupo Comporte pertence à familia Constantino, fundadora da Gol Linhas Aereas. Fundada por Nenê Constantino, é um dos maiores grupos de ônibus do Brasil. Entre as empresas que fazem parte do Grupo, estão a Viação Piracicabana, Nossa Senhora da Penha, Expresso União, Princesa do Norte, Caxiense, BR Mobilidade Baixada Santista, dentre outras. Há alguns anos, começou a investir no transporte sobre trilhos, assumindo concessões do metrô de Belo Horizonte e do VLT da Baixada Santista, além da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos e do Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas.
Siga nossas páginas no Instagram e no Facebook e leia mais informações.