Prefeitura de São Paulo entrega 115 novos ônibus elétricos

SÃO PAULO/SP – Na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, a Prefeitura de São Paulo realizou uma cerimônia de entrega de 115 novos ônibus elétricos. A cerimônia ocorreu no Sambódromo do Anhembi.

Em nota da Prefeitura, “de acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país. Colocando a cidade na dianteira de uma importante ação de descarbonização, tornando melhor a qualidade do ar que respiramos e contribuindo para a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano”

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ladeado pelas motoristas que irão conduzir alguns dos ônibus elétricos

Os veículos apresentados pertencem às viações Movebuss, Sambaíba, Express, Transcap e Campo Belo. Os modelos são dos tipos Padron, de 13 e 15 metros, e Básico.

“Nós estamos tornando São Paulo uma cidade mais humana, uma cidade mais saudável. Os paulistanos vão viver mais, as nossas crianças vão viver mais por causa disso. Isso coloca São Paulo no pioneirismo, não apenas do Brasil, mas do mundo. Vocês devem ter orgulho por estarem na cidade que leva mais a sério esse desafio, que é o único que a humanidade tem que enfrentar agora”, disse o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Quem já recebeu as chaves dos novos elétricos nesta quinta já está prevendo os benefícios com os elétricos. “Dirijo cerca de 9 horas por dia e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O ônibus elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo”, conta Erika Nogueira Oliveira, 37 anos, que atua há 17 anos como motorista. “Acredito que as câmeras do Smart Sampa vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros”, contou a motorista, ressaltando a importância da mobilidade sustentável, contribuindo na redução da poluição.

A SPTrans avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano.

Com esses novos ônibus, segundo a Prefeitura, a cidade chega a 728 elétricos, sendo 527 movidos à bateria.


Com informações da SECOM/Prefeitura de São Paulo

Fotos: Edson Lopes Jr/SECOM



Siga nossas páginas no Instagram e no Facebook e leia mais informações.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *