CPTM | “Expresso Aeroporto” partirá da Estação Luz de 17/03 a 1º/04

SÃO PAULO/SP – A partir desta segunda-feira, 17 de março, o Expresso Aeroporto, ligação direta sobre trilhos entre o centro de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos (Cumbica), que parte da Estação Barra Funda, voltará, temporariamente, a partir da Estação Luz. De acordo com a CPTM, a mudança ocorrerá até 1º/04 e deve-se às obras que deverão permitir à Linha 11-Coral a chegar à Estação Barra Funda. Na Luz, o embarque permanece na Plataforma 5.

Outra mudança, é que a operação-assistida, que ocorre aos domingos das 10h às 15h, em que os trens da Linha 11-Coral partem da Barra Funda até a Estação Estudantes, também será suspensa mas até o final de abril.

Confira, abaixo, o cronograma de obras que irão possibilitar a chegada da Linha 11-Coral à Barra Funda:
17/04 a 01/04: Expresso Aeroporto deixará de ter partidas na Estação Palmeiras-Barra Funda, passando a sair da Estação da Luz;
17/04 até o final de abril: operação assistida aos domingos, da Linha 11-Coral entre Palmeiras-Barra Funda e Estudantes será suspensa;
04/04, a partir das 22h, até o final do dia 06/04; finais de semana de 11 a 13/04 e 25 a 07/04: a Linha 11-Coral utilizará a plataforma 3 da Luz tanto para embarque quanto para desembarque e o Expresso Aeroporto também permanecerá partindo da Estação Luz; no dia 21/04, segunda-feira e Feriado de Tiradentes, as mesmas estratégias serão adotadas.

De acordo com a CPTM, “Todas as mudanças na circulação divulgadas são necessárias para que a CPTM realize uma remodelagem completa dos trilhos entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, etapa fundamental do projeto de levar a Linha 11-Coral para a zona oeste da capital paulista.”

Neste período a CPTM fará obras como substituição das grades de dormentes de madeira por concreto na via, permitindo a eliminação de interferência com obras nesse trecho para inspeção de dormentes e fixações e fim da substituição de dormentes; assim como a eliminação de falhas de bitola e dormentes deteriorados.

“Após essas obras, haverá um acréscimo na vida útil dos trilhos sem a preocupação de defeitos em trilhos por fadiga e desgaste; e com a revisão dos dormentes especiais dos sete Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) previstos, haverá mais confiabilidade no desempenho dos equipamentos. Isso significa que após a conclusão dos serviços de superestrutura e a execução da correção geométrica mecanizada teremos a segurança e o conforto esperado na passagem dos trens percebido pelos usuários”, explica Michael Cerqueira, presidente da CPTM.


 

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