A linha é uma parceria da operadora com a Ubus, empresa dona do aplicativo
Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
Hoje começou o 22º Congresso Bianual da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), nesta edição chamada de Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana. O evento tem diversos painéis e palestras ligados à mobilidade urbana. Paralelamente, ocorre uma exposição onde são apresentadas inovações ou lançamentos referentes à mobilidade urbana.
Uma das novidades é linha seletiva cujo embarque é feito através de reserva por um aplicativo. Ele é uma parceria entre a operadora do Corredor Metropolitano Metra e a Ubus, empresa que leva o nome e que opera a parte do serviço.
A linha é a 376SBC São Bernardo do Campo/Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo – São Paulo/Brooklin, que circula exclusivamente pelo Corredor Metropolitano ABD. O aplicativo já trabalha com vans, operadas pela SBCTrans, um serviço semelhante em São Bernardo do Campo. Nas linhas metropolitanas é a primeira experiência.
Neste serviço, o usuário baixa o aplicativo “Ubus” e solicita uma viagem, descrevendo os pontos de embarque e desembarque; em seguida, são listados os horários previstos de passagem pelo ponto escolhido; escolhido o horário, o passageiro irá reservar o assento pelo mapa do coletivo; e, por fim, é feito o pagamento, em cartão de crédito ou pelo bilhete BOM. Se for pelo cartão, o aplicativo vai gerar um QR-Code e, ao embarcar no ônibus, o usuário abre a tela e o mostra ao validador; se for pelo BOM, bastará apresentar o cartão no validador. A tarifa é de R$ 14,50 e o ônibus não tem catracas.
O motorista, através de um tablet colocado ao seu lado, saberá os pontos onde ele deve parar para embarque e quantos passageiros irão embarcar nesse ponto. Caso ele passe e o passageiro não estiver no ponto, ele avisa a central, via tablet, que faz a liberação do lugar reservado.
A viagem será feita em um ônibus tipo rodoviário, com 46 lugares, modelo Marcopolo Paradiso New G7, acoplado ao chassi Mercedes-Benz O500R. Ele possui duas portas para embarque/desembarque: uma a direita, na parte dianteira; e outra a esquerda, no meio do ônibus, para as paradas no Corredor Diadema-Brooklin, que ficam no centro da pista. Em cada lado também há um banco com elevador/porta para acesso de pessoas com deficiência. Esse banco fica no poltrona 13, do lado esquerdo, e 15, do lado direito. Nesses bancos, e no do lado, o cinto utilizado é o de três pontas. Nos demais, o cinto é o abdominal, padrão nesse tipo de veículo.
Durante a viagem, o passageiro pode utilizar o wi-fi do ônibus ou acessar o serviço de streaming, disponibilizado pela empresa.
A linha já opera desde segunda-feira mas terá apresentação oficial nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 15h00 no painel “Transporte sob demanda (on-demand): Otimizando serviços de mobilidade com novas tecnologias”, que terá palestras da Milena Braga Romano, Vice-Presidente da Ubus, e de Ângelo Leite, Presidente da Sertell.
Serviço:
Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana
Data: 24 a 26 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo
Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.
Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas