Últimas Notícias

Governo do Estado entrega Linha 13-Jade

Neste sábado, 31 de março, foi inaugurada a Linha 13-Jade da CPTM, que liga as estações Engenheiro Goulart, em São Paulo, e a Aeroporto-Guarulhos, em Guarulhos, próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, no bairro de Cumbica. A linha ainda tem mais uma estação, a Guarulhos-Cecap.

O evento começou por volta das 9h, na Estação Engenheiro Goulart, que também atende a Linha 12-Safira da CPTM, com a cerimônia de inauguração e a primeira viagem oficial da linha, com a presença do Governador Geraldo Alckmin, do Secretário dos Transporte Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni, de outros convidados e da grande imprensa.

Plataforma da Estação Engenheiro Goulart: todos esperavam que a operação assistida começasse às 10h.

Devido à viagem inaugural, a abertura da operação assistida foi adiada para o meio-dia, reduzindo o tempo da visitação para três horas. Isso pegou muita gente de surpresa, já que o comunicado dizia que a operação começaria às 10h. Com a mudança na programação, quem chegou para entrar às 10h teve de esperar por duas horas nas catracas da Estação Engenheiro Goulart. E algumas pessoas, já com vôo marcado, foram preparadas para utilizar o novo serviço. No entanto, devido ao contra-tempo, tiveram de optar por outro meio de transporte.

Transbordo – Embora a intenção da estação seja a de facilitar o deslocamento do usuário até o Aeroporto de Guarulhos, a estação Aeroporto-Guarulhos não fica tão próxima aos terminais de embarque. Para que o passageiro chegue ao seu destino é necessário ainda um transbordo do trem para uma linha de ônibus, operada pela concessionária do aeroporto, a GRU Airport. Essa linha, circular, percorre os três terminais em aproximadamente 17min. O intervalo entre os ônibus é de 15min. O acesso para o ponto do ônibus é através da passarela de saída, a direita das catracas de saída da estação.

Outro ponto de acesso da estação Aeroporto-Guarulhos é o Terminal Metropolitano Taboão, onde param linhas de ônibus municipais de Guarulhos e outras metropolitanas e é o início do Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo. O acesso não é direto. O usuário segue pela passarela, a esquerda das catracas de saída da estação.

Operação Assistida – A partir de hoje, a Linha 13-Jade começará a funcionar em operação assistida. Nesse período, a operação testa os trens, o sistema e os equipamentos, corrigindo falhas e fazendo ajustes para a operação comercial. Ela terá terá duas fases: a primeira, neste mês de abril, onde irá operar somente aos sábados e domingos, das 10h às 15h; em maio, o horário de operação será o mesmo mas ela funcionará todos os dias. A operação plena, das 4h à 0h, está prevista para começar em junho. Durante todo o período da operação assistida não haverá cobrança de tarifa.

Além disso, estão previstos outros dois serviços que levarão usuários até o Aeroporto de Guarulhos:
– o Conected: partirá da estação Brás da CPTM com destino à estação Aeroporto-Guarulhos, com paradas em todas as estações, com início também em junho. Ela irá operar somente nos horários de pico (das 6h às 10h e das 17h às 20h) e terá tarifa de R$ 4,00. O tempo estimado de viagem é de 35min;
– o CPTM Airport Express: partirá da estação da Luz com destino à estação Aeroporto-Guarulhos, sem paradas em estações intermediárias, com início previsto para julho. Ainda serão divulgados os horários de operação e a tarifa, que será mais cara que a convencional. O tempo estimado de viagem é de 35min.

A Linha 13-Jade é a primeira totalmente projetada pela CPTM. A obra teve um investimento de R$ 2,3 bilhões e irá atender a 120 mil usuários por dia útil. Ela começou a ser planejada em 2001, estava prevista para ser entregue antes da Copa de 2014 mas atrasou e só foi concluída neste ano de 2018.

Veja algumas fotos no Instagram do Circular Avenidas. Há um link na página inicial do nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *