Últimas Notícias

Linha 13-Jade começa a operar comercialmente nesta segunda

Desde a sua inauguração, em 31 de março, a linha só operou em “operação assistida”

Nesta segunda-feira, 4 de junho, a Linha 13-Jade passará a funcionar das 4h à 0h todos os dias e terá cobrança da tarifa de R$ 4,00, como todas as demais do sistema. Ela liga a Estação Engenheiro Goulart ao Aeroporto de Guarulhos, em Guarulhos, e possui três estações: Engenheiro Goulart (compartilhada com a Linha 12-Safira), Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos.

A Linha 13 já nasceu polêmica por conta da distância que ela fica dos terminais 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos. Para quem vai até o Aeroporto e precisa ir a esses terminais, depois de chegar à estação Aeroporto tem de pegar um dos ônibus circular do próprio Aeroporto, o que pode aumenta a viagem em até 10min. Para quem vai ao terminal 1, a viagem de ônibus é mais rápida – cerca de 2min. É possível até fazê-la a pé. No entanto, quem estiver com malas e crianças terá dificuldades.

Para chegar à Linha 13 vindo de São Paulo, o usuário deverá usar a Linha 12-Safira a partir da estação Brás ou da estação Tatuapé. No entanto, caso venha do Metrô, lembramos que a transferência na estação Tatuapé é gratuita, nos dias úteis, das 10 às 17h e das 20h à 0h, aos sábados das 15h à 1h e aos domingos durante o dia inteiro. Já na Estação Brás a transferência Metrô-CPTM é gratuita em qualquer horário.

Outros serviços – O ramal sobre trilhos até o Aeroporto de Guarulhos vai gerar ainda dois outros serviços, que ainda não tem data para entrar em operação:
– o Conected, que partirá da estação Brás da CPTM com destino à estação Aeroporto-Guarulhos, com paradas em todas as estações, com início também em junho. Ela irá operar somente nos horários de pico (das 6h às 10h e das 17h às 20h) e terá tarifa de R$ 4,00. O tempo estimado de viagem é de 35min;
– o CPTM Airport Express, que partirá da estação da Luz com destino à estação Aeroporto-Guarulhos, sem paradas em estações intermediárias, com início previsto para julho. Ainda serão divulgados os horários de operação e a tarifa, que será mais cara que a convencional. O tempo estimado de viagem é de 35min.

A Linha 13-Jade foi inaugurada em 31 de março passado, operando das 10h às 15h apenas aos sábados e domingos. No final de abril, passou a operar todos os dias mas no mesmo horário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *