Adesivos informam mulheres e idosos sobre o direito de descer fora do ponto a noite

Nesta quarta-feira a SPTrans anunciou determinação de que até o dia 30 de setembro todos os coletivos da cidade tenham o adesivo informando o direito das mulheres e idosos a descerem fora do ponto em horários específicos. Embora a lei já esteja em vigor há alguns anos, poucos usuários a conheciam.

Os adesivos serão afixados na parte superior das portas de embarque e desembarque com a seguinte mensagem: “mulheres e idosos podem optar pelo local mais seguro e acessível para desembarcar entre as 22h e 5h exceto em corredores exclusivos”, acompanhado de pictogramas que representam esses passageiros.

A orientação da SPTrans é de que o desembarque deverá ser feito em local apropriado, que apresente segurança, tenha condições de parada do veículo e, lógico, esteja no trajeto da linha.

Além da mensagem, ao lado dela estará o prefixo do coletivo. Agora também é obrigatória a fixação do prefixo acima das portas – antes, no interior do veículo, ele só estava visivel no painel interno. A exposição do prefixo em outros locais facilita a identificação do usuário para o caso de precisar fazer o registro de algum elogio ou queixa.

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: contato@circularavenidas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.