EMTU: Trólebus reduzem a emissão de poluentes no Corredor ABD

Na última sexta-feira, 30 de novembro, a EMTU divulgou números a respeito da utilização do uso dos trólebus no Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra.

Segundo o informativo, o uso dos 96 trólebus evitou que 8,1 milhões de litros de óleo diesel fossem consumidos. Eles também evitaram que 21,1 toneladas de dióxido de carbono, 104 toneladas de óxido de nitrogênio (NOx) e 1,7 toneladas de material particulado fossem liberados no meio ambiente. Isso contribuiu para melhora da qualidade do ar, beneficiando a população da grande São Paulo. O óxido de nitrogênio é um poluente relacionado a problemas respiratórios e diminuição da resistência do organismo a infecções. Já os materiais particulados podem entrar na corrente sanguínea, agravando o quadro de doenças do coração e podem ser cancerígenos.

Metodologia – Para chegar a esses números, a EMTU comparou os trólebus com os ônibus a diesel equivalentes. Foram considerados o ano de fabricação dos trólebus e a tecnologia correspondente aos veículos movidos a combustão. No primeiro trimestre de 2012, eram vendidos no Brasil ônibus que seguiam a tecnologia Euro 3, mais poluentes que os atuais, fabricados com a tecnologia Euro 5. Para veículos fabricados a partir do segundo trimestre de 2012, a comparação foi com os veículos Euro 5.

A EMTU/SP considerou também a estimativa de que os trólebus percorreram 11 milhões de quilômetros, conforme levantamento da Metra. Ela também informou a estimativa do consumo de diesel de modelos com as mesmas configurações dos trólebus. Há trólebus conectados à rede área tipo Padron, uma unidade de 15 metros e veículos articulados.

O Corredor Metropolitano tem 33 quilômetros entre São Mateus, na zona leste de São Paulo, e Jabaquara, na zona Sul, passando pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema. Há ainda mais 12 km de extensão no trecho entre Diadema e Brooklin, na zona Sul de São Paulo, mas nesta parte do sistema não há rede de trólebus.

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.