Terminal de ônibus do Metrô São Paulo-Morumbi já está em operação

Neste sábado, 29 de dezembro, começou a funcionar o terminal de ônibus da Estação São Paulo-Morumbi de metrô. Ele passou a abrigar oito linhas metropolitanas, sendo sete oriundas do terminal da estação Butantã de metrô e uma que tinha o ponto inicial no bairro do Rio Pequeno, lindeiro à Rodovia Raposo Tavares.

O terminal tem 14 pontos de ônibus, sendo cinco localizados na plataforma 4 (a esquerda da entrada principal do terminal, que fica na Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, em frente ao Shopping Butantã); outros nove localizadas junto às plataformas 2 e 3 (a que ficam no centro do terminal) – e que serão atendidos por ônibus de portas esquerdas; e mais um ponto, que fica na plataforma 1, a direita da entrada do terminal, que é só para desembarque.

Ônibus da linha 823TRO, que não opera aos sábados, fazendo sua estreia no terminal.

Estivemos no terminal no começo da tarde e a operação ocorria com tranquilidade. Até linhas que não operam aos sábados estavam prestando serviço hoje. Vimos ônibus das linhas 297TRO Cotia/Caucaia do Alto – São Paulo/Metrô Morumbi, via Vargem Grande Paulista/Tijuco Preto (operada pelos Reserva Técnica Operacional, os RTOs), 823TRO Osasco/Recanto das Rosas – São Paulo/Metrô Morumbi e 835TRO São Paulo/Metrô Morumbi – Barueri/Alphaville-Green Valley que só operam durante a semana.

Aliás, das oito linhas que já estão operando no novo terminal, apenas três operam aos sábados: 334TRO Cotia/Jardim do Engenho – São Paulo/Metrô Morumbi, via Cotia/Jardim Barbacena, 543TRO Cotia/Jardim Santa Isabel – São Paulo/Metrô Morumbi e 572TRO Osasco/Jardim Santa Maria – São Paulo/Metrô Morumbi. E aos domingos apenas a 334TRO e a 543TRO. Ou seja, até que novas linhas sejam acrescentadas ao Terminal, ele estará operando abaixo de sua capacidade.

Disposição das linhas nos pontos da Plataforma 4. A direita da foto, um dos nove pontos ainda sem linhas do terminal.

Disposição – As poucas linhas que começaram a operar estão todas localizadas na plataforma 4. São cinco pontos, sendo que dois recebem mais de uma linha. Elas estão assim dispostas, lembrando que a disposição é da entrada para o fundo do Terminal:
– 1º Ponto:
572TRO Osasco/Jardim Santa Maria – São Paulo/Metrô Morumbi
823TRO Osasco/Recanto das Rosas – São Paulo/Metrô Morumbi

– 2º Ponto:
835TRO São Paulo/Metrô Morumbi – Barueri/Alphaville-Green Valley

– 3º Ponto:
334TRO Cotia/Jardim do Engenho – São Paulo/Metrô Morumbi, via Cotia/Jardim Barbacena

– 4º Ponto:
036TRO Vargem Grande Paulista/Jardim São Marcos – São Paulo/Metrô Morumbi
036BI1 Embu das Artes/Jardim Tomé – São Paulo/Metrô Morumbi, via Cotia/Rodovia Raposo Tavares
297TRO Cotia/Caucaia do Alto – São Paulo/Metrô Morumbi, via Vargem Grande Paulista/Tijuco Preto

– 5º Ponto:
543TRO Cotia/Jardim Santa Isabel – São Paulo/Metrô Morumbi

Clicando nos links da listagem acima, você tem acesso à tabela horária da linha no site da EMTU. É bom ressaltar que a disposição é a de hoje. Nada impede que alterações ocorram nas próximas semanas.

Segundo a EMTU, cerca de cinco mil pessoas devem embarcar ou desembarcar dessas linhas no terminal diariamente.

Alternativas – Para aqueles que utilizavam as linhas 036TRO, 297TRO,  334TRO e 543TRO, a EMTU indicou integração com as linha 396TRO para completar o trajeto. Veja nos posts a seguir:

==========

Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

2 comentários em “Terminal de ônibus do Metrô São Paulo-Morumbi já está em operação

  • 1 de janeiro de 2019 em 21:49
    Permalink

    297TRO opera normalmente aos sábados também, mas apenas com RTO, e os ônibus da Viação Raposo Tavares operam apenas nos picos dos dias úteis

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 05:16
    Permalink

    Bom dia.
    Este terminal de ônibus foi feito em tempo recorde.Parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.