Últimas Notícias

O primeiro novo trem da Linha 13-Jade será desembarcado nesta quinta

A viagem começou no dia 20 de junho, quando partiram da China em um navio especial


Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
com informações da CPTM


Atracou na noite desta quarta-feira, no Porto de Santos, o navio que trás o primeiro trem da série “2500”, que irá na Linha 13-Jade, que liga a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, ao Aeroporto de Guarulhos. Os demais sete trens encomendados para a Linha 13 chegarão até o final do ano.

Na manhã desta quinta, o trem será desembarcado do navio e, levado por uma carreta, seguirá até a Oficina Presidente Altino da CPTM. Lá, antes que ele entre em operação, serão feitos testes elétricos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Não foi divulgada previsão de quando ele começará a circular.

Em relação aos demais trens da CPTM, a série 2500 possui alguns diferenciais internos como bagageiro para malas pequenas, acima dos bancos, e espaços para malas maiores, junto às portas. O trem é composto por oito carros, com passagem livre entre eles, monitoramento interno, acessível para cadeirantes e com monitores para informações. Assim como nos trens mais novos, os condutores podem ser identificados através de reconhecimento biométrico.

Os trens foram fabricados pelo Consórcio Temoinsa-Sifang, vencedora de uma licitação internacional, que apresentou a melhor proposta para fabricação do trem. O custo foi de R$ 316,7 milhões para a fabricação dos oito trens, que foi financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de São Paulo.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.

Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *