Veículos 100% elétricos, com carroceria Caio, são adquiridos pela Transwolff

Os ônibus fazem parte do projeto-piloto de implantação de veículos elétricos da Prefeitura de São Paulo


Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
com informações da Caio Induscar


A Transwolff Transportes, operadora das linhas locais de distribuição da zona sul da capital, adquiriu nove novos ônibus Caio Millennium IV movidos a energia elétrica a bateria. A informação foi divulgada pela Caio Induscar, encarroçadora dos veículos.

Todos os nove veículos são 100% elétricos, com chassi fabricado pela empresa chinesa BYD, que possui uma fábrica em Campinas, interior de São Paulo. O veículo possui 12,945m de cumprimento e piso rebaixado, facilitando o acesso de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

As baterias contam com autonomia de, em média, 250km. Além do abastecimento na garagem, os ônibus podem se abastecer durante a operação, aproveitando a sua própria a energia cinética produzida nas frenagens. O sistema multiplex, instalado no veículo, é capaz de identificar falhas na parte operacional e elétrica dos ônibus.

Além disso, os veículos seguem o padrão exigido pela SPTrans: possuem tomadas USB, ar-condicionado, itinerários eletrônico, câmeras de monitoramento e preparação para receber wi-fi.

Os nove ônibus fazem parte do projeto-piloto para a implantação de veículos elétricos pela Prefeitura de São Paulo, realizado em conjunto com a BYD. Os pontos de recarga ficarão na própria garagem da Transwolff.



Este site é o Circular Avenidas, informativo sobre mobilidade urbana.
– se tiver fotos, vídeos ou informações, mande pra gente: 11 94040 3050, via Whatsapp ou Telegram (só para texto. Não atenderemos ligações para o número ou chamadas de áudio pelo Whatsapp/Telegram).
– se preferir, mande para esales@circularavenidas.com.br ;
– não temos nenhum vínculo com empresas ou gestoras de sistemas de transporte.

Siga-nos nas redes sociais:
– no Facebook: www.facebook.com/circularavenidas
– no Twitter: twitter.com/circavenidas
– no Instagram: www.instagram.com/circularavenidas
– informações via Telegram: https://t.me/CircAvenidas


 

José E. Sales

Estudante de jornalismo e um apaixonado por mobilidade urbana, especialmente por ônibus. Fale conosco: esales@circularavenidas.com.br

2 thoughts on “Veículos 100% elétricos, com carroceria Caio, são adquiridos pela Transwolff

  • 9 de setembro de 2019 em 13:57
    Permalink

    Adamo, agora fiquei confuso. A Transwolff já não tinha adquirido 15 carros desses ano passado. Agora comprou mais 9? Ou os 15 anteriores pode-se dizer que não virão mais?

    Resposta
    • 9 de setembro de 2019 em 23:31
      Permalink

      Acho que aqueles 15 que mencionaram no ano passado são esses… Os carros que mostraram no ano passado, alguns deles tinham portas do lado esquerdo. Acredito que aqueles fossem veículos de demonstração. Esses, do release da Caio, não tem.

      Além desses nove, fala-se que poderão vir alguns ônibus elétricos com carroceria Marcopolo. Uma matéria do Via Trólebus, de julho, foi mencionado que viriam três Marcopolo Torino padron movido a energia elétrica (https://viatrolebus.com.br/2019/07/onibus-eletrico-de-carroceria-marcopolo-para-sao-paulo-e-flagrado-em-transporte/). Esses nove mais os três Marcopolo, 12 carros. Pode ser que os três que faltam seja os que a BYD tem como carros de demonstração. Acredito que a conta é essa. Mas não é informação oficial, só impressão. Pra ter certeza, só esperando pra ver. Grato pela leitura.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.