Segundo a empresa, o intervalo entre os trens decorre das obras de modernização que serão realizadas paralelamente à operação
Por José Euvilásio Sales
esales@circularavenidas.com.br
Há algumas semanas, a CPTM deixou de registrar em suas redes sociais a situação das linhas durante as obras de modernização. Nos horários em que há previsão de obras, tanto no “situação das linhas”, no site da empresa, quanto na “situação” no aplicativo, a informação é que está tudo “normal” . Se para o usuário, os intervalos longos passam longe de lembrar uma situação que possa ser considerada “normal”, para a empresa esse é o conceito que será implantado.
Ontem, 22 de outubro, a CPTM divulgou a informação de que irá alterar a grade de intervalos de suas linhas aos finais de semana. Agora, entre as 21h de sábado e a meia-noite de domingo, o intervalo médio entre os trens será de até 35min em todas as linhas. Nesse período, paralelamente à operação, serão feitas as obras de modernização da empresa, que ocorrem há anos. Essas obras consistem em manutenção de vias e melhorias no sistema de energia das linhas.
De acordo com o comunicado, a decisão considera a queda de demanda nesse período. Segundo números da CPTM, aos sábados a demanda cai em 58% e aos domingos em até 70%, em relação aos dias úteis – quando são transportados 3 milhões de passageiros. E, aproveitando a redução de passageiros, a empresa irá aproveitar esses horários mais as madrugadas dos sábado para domingo para a realização das obras. Não foi divulgada nenhuma informação sobre até quando isso será mantido.
Enquanto novos conceitos serão implantados, o usuário quer apenas que essas obras terminem algum dia para que tenha sua mobilidade facilitada.