CPTM Em Destaque Sobre Trilhos

ViaMobilidade arremata concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM

SÃO PAULO/SP – As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM foram arrematadas pelo Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, formado pelo Grupo CCR e Ruas Investimentos e Participações. A oferta do Consórcio foi de R$ 980 milhões pela outorga fixa, o que representa um ágio de 202% sobre o valor mínimo estipulado pelo Estado. Além da Via Mobilidade, participaram ainda os Consórcios MobTrens, ligado ao Grupo Comporte; Consórcio Integração Ibéria Holding e Metra; e Consórcio Itapemirim/Encalso. A concessão será por 30 anos.

A nova concessionária ficará responsável pela operação, conservação, manutenção, modernização das instalações existentes, construção de novas estações e aquisição de novos trens das duas linhas, propiciando melhorias de desempenho e de qualidade aos serviços prestados.

Durante a concessão, está prevista a modernização e implantação de novos sistemas de telecomunicação, repotencialização do sistema de energia e adequações nos sistemas de via permanente. Dentre as obrigações, está incluída a aquisição de 34 trens novos; a renovação do pátio Presidente Altino; investimentos para transferir as atividades de manutenção da CPTM para um novo espaço; ampliação de seis estações – Pinheiros, Antônio João, General Miguel Costa, Osasco, Jardim Silveira e Imperatriz Leopoldina – e construção de um novo terminal; e reforma de 30 estações. Para reforma e ampliação de estações, deverão ser investidos R$ 3,2 bilhões.

A nova concessionária também deverá construir um CCO (Centro de Controle Operacional) para as linhas 8 e 9, já que hoje as duas linhas são controladas pelo CCO da CPTM no Brás.

Dentre as obrigações do Governo do Estado, permanecem a conclusão das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda com a construção das estações Mendes-Vila Natal e Varginha; a entrega das adequações das estações Morumbi (integração com a futura Estação Morumbi da Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com a linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard da Prefeitura).

Atualmente, a linha 8-Diamante atende a seis municípios, com 41 km de extensão e 22 estações. Já a linha 9-Esmeralda atende dois municípios em 31,8 km de extensão e 18 estações, sendo três delas em construção. Juntas, as duas linhas transportam mais de 1 milhão de pessoas diariamente, de acordo com a demanda anterior à pandemia.

No setor de mobilidade urbana, o Grupo CCR já opera as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por meio da CCR Metrô Bahia, o VLT Carioca e a CCR Barcas, no Rio de Janeiro. No total, são 50 estações de metrô, 19 de barcas e 3 linhas de VLT.



Siga o Circular Avenidas nas redes sociais:
– no Google News
– no Facebook;
– no Twitter;
– no Instagram.


LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *